Vencedores do Concurso Jovens Solistas se apresentam com a Ospa no domingo
Publicação:
A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre abre a Temporada de Concertos para Juventude no domingo (29) com a participação de dois vencedores do Concurso Ospa para Jovens Solistas, realizado em novembro de 2011. Será a primeira vez que o violoncelista Anderson Fiorelli, de Florianópolis (SC), e o percussionista Fernando Menino, de Santa Maria (RS), dividem o palco com a Ospa.
A apresentação com entrada franca será regida pelo maestro Manfredo Schmiedt, às 11h, no Salão de Atos da UFRGS. O espetáculo inicia com o solo de Fernando Menino em Concerto para Vibrafone e Orquestra, de Ney Gabriel Rosauro (1952), compositor que tem se destacado como um dos mais originais e dinâmicos percussionistas sinfônicos da atualidade.
Dono de um estilo único de compor, utiliza elementos do folclore brasileiro para criar composições estilizadas, que têm encantado plateias ao redor do mundo. Percussionista na Orquestra Sinfônica de Santa Maria, Menino obteve o diploma de Percussão Erudita no Conservatório de Tatuí, no ano de 2007. Desde 2008, cursa Bacharelado em Percussão da Universidade Federal de Santa Maria.
Em seguida, Anderson Fiorelli sola em Concerto para violoncelo em mi menor, op. 85, uma das últimas grandes criações do inglês Edward Elgar (1857-1934). Composta durante o final da I Guerra Mundial, seu caráter triste, meditativo e intimista reflete o estado de espírito do compositor. Fiorelli é primeiro violoncelo da Camerata Florianópolis, violoncelista do Quarteto Jurerê Classic e integrante do Arte Piano Trio. Leciona violoncelo na Escola de Música de Videira e dirige a Camerata Videira.
O Concerto se encerra com A Grande Páscoa Russa, op. 36, de Nikolai Rimsky-Korsakov (1844-1908). A obra é uma homenagem à Páscoa, considerado o acontecimento mais glorioso do calendário da igreja russa. Os Concertos para Juventude ocorrem uma vez por mês, aos domingos, às 11h, no Salão de Atos da UFRGS, sempre com entrada franca. Realizados desde 1955, têm o objetivo de aproximar o jovem da música orquestral.
Concurso Jovens Solistas
O tradicional Concurso Ospa para Jovens Solistas, Regentes e Compositores é realizado há mais de 20 anos e já revelou inúmeros talentos da música que são conhecidos do público hoje. Alguns exemplos são o atual diretor artístico da Ospa, maestro Tiago Flores, que foi vencedor do concurso em 1988, e o regente do Coro Sinfônico da Ospa, maestro Manfredo Schmiedt. Além deles, o pianista Alexandre Dossin e o violinista Carmelo de los Santos - considerados grandes nomes da atualidade - foram premiados no Concurso.
Destinado a candidatos brasileiros ou estrangeiros, residentes no Brasil ou exterior, com até 30 anos de idade, o concurso recebeu, em 2011, mais de cem inscrições dos Estados Unidos, Europa e diversos Estados do Brasil. Após várias etapas de seleção, 11 jovens músicos foram premiados. Todos serão convidados a participar de concertos da Temporada 2012 da Ospa. O objetivo é oportunizar que jovens músicos se apresentem com uma orquestra, projetando novos talentos no cenário artístico.
Anderson Fiorelli
O violoncelista Anderson Fiorelli iniciou seus estudos na Escola de Música de Videira-SC. Concluiu sua graduação na Escola de Música e Belas Artes do Paraná na classe de Maria Alice Brandão. Recebeu o Diploma de Concertista da Zürcher Hochschule der Künste, em Zurique, na Suiça, onde estudou na classe de Roel Dieltiens. Especializou-se em violoncelo barroco na Accademia Internazionale della Musica em Milão-Itália na classe do professor Gaetano Nasillo.
Foi premiado no Concurso Jovens Instrumentistas do Brasil em Piracicaba-SP (2003) e no Concurso Nacional de Cordas Paulo Bosísio (2011). Recebeu bolsas de estudo da Fundação Ernst Widmer (Aarau-Suíça) e do Rahn Kulturfonds (Zurique-Suíça). Integrou a Orquestra Sinfônica do Paraná, ocupando o posto de spalla dos violoncelos e a Orquestra de Câmara da Puc-Paraná.
Participou de concertos, festivais e gravações na Europa com grupos como: Ensemble Turicum (Suiça), Ensemble Explorations (Bélgica), Kammersolisten Zug (Suiça), Orquestra Sinfonica Verdi di Milano (Itália), Quarteto Quixote (Espanha). Com a peça de teatro Die verlorene Kunst do diretor Thom Luz participou de espetáculos na Suíça e Alemanha durante as temporadas de 2009 e 2010.
Fernando Menino
Iniciou seus estudos de bateria na Escola Municipal de Música de Itapetininga-SP, com Luis Marcos Caldana como professor. Em 2000, ingressou no curso de Percussão Erudita do Conservatório de Tatuí-SP, tendo também Luis Marcos Caldana como seu professor. Entre 2000 e 2007, atuou em diversos grupos artísticos: Orquestra Sinfônica Paulista, Orquestra de Sopros Brasileira, Grupo Percussionista de Câmara, Orquestra Sinfônica Jovem, Orquestra Sinfônica de Araçoiaba da Serra, Banda Sinfônica Bimbo Azevedo, Banda Marcial Santa Cruz. Em 2004, participou da gravação do CD do Grupo Percussionista de Câmara, intitulado 30 Anos de História.
Participou como bolsista do curso de Percussão Erudita, em 2002, do 33º Festival de Inverno de Campos do Jordão, núcleo de bandas em Tatuí, com Luis Marcos Caldana como professor. Participou do 25º e 27º Curso Internacional de Verão de Brasília entre 2003 e 2005, com os professores Gilmar Goulart e Eduardo Gianesella, respectivamente.
Manfredo Schmiedt
Com Mestrado em Regência pela Universidade da Geórgia (EUA) e Graduação em Regência pela UFRGS, Manfredo Schmiedt partcipou de cursos de regência na Alemanha, Holanda, Argentna, Estados Unidos e Brasil. Estudou com renomados maestros como Eleazar de Carvalho, Roberto Duarte, Ernani Aguiar, Arlindo Teixeira, Hans van Homberg,Helmut Rilling, Jean Fournet, Mark Cedel, Melinda ONeal e Yoel Levi.
Em virtude de seu destacado desempenho acadêmico recebeu duas importantes condecorações nos Estados Unidos: Pi Kappa Lambda Music Honor Society e Directors Excellence Award. Foi regente convidado no High School Workshop promovido pela Universidade da Geórgia.
Obteve, em duas oportunidades, o primeiro lugar no Concurso Jovens Regentes promovido pela OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.Em sua experiência como regente de coros destacam-se seus trabalhos com o Coro Sinfônico da OSPA, Coral 25 de Julho de Porto Alegre e Coro de Câmara Ars Vocalis.
Durante dois anos, foi regente assistente da Orquestra Sinfônica da Universidade da Geórgia (EUA) e durante quatro anos, assistente do Maestro Isaac Karabtchevsky na OSPA. Manfredo Schmiedt atualmente é o Regente Titular e Diretor Artstco da Orquestra Sinfônica da UCS (Caxias do Sul) e do Coro Sinfônico da OSPA.
A OSPA é uma das fundações vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura. Os concertos da Temporada 2012 são patrocinados pela Lei Federal de Incentivo a Cultura, Vonpar, Ipiranga, Gerdau, Souza Cruz e Brasília Guaíba. A realização é da OSPA, Fundação Cultural Pablo Komlós e Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
SERVIÇO:
O que: 1º Concerto da Juventude, com participação de dois vencedores do Concurso Jovens Solistas da Ospa
Quando: Domingo (29), às 11h
Onde: Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110)
Entrada franca
Programa:
Edward Elgar: Concerto para Cello, Op. 85
Ney Rosauro: Concerto para Vibrafone e orquestra
Rimsky-Korsakov: A Grande Páscoa Russa
Regente: Manfredo Schmiedt
Solista: Anderson Fiorelli, de Florianópolis (violoncelo) e Fernando B. Menino, de Santa Maria (Percussão)
Texto: Raphaela Donaduce
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305