Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Vereadores da Fronteira Oeste conhecem programas do Governo em Economia Solidária

Publicação:

O microcrédito abre espaço para que empreendedores de pequenos negócios, do microprodutor rural ao artesão, possam criar alternativas para gerar renda e manter uma atividade produtiva, afirmou nesta terça-feira (26) o secretário Maurício Dziedricki aos integrantes da União dos Legislativos da Fronteira Oeste (Ulfro). Em renuião na sede da Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sesampe), Dziedricki acrescentou que é política de governo promover as condições para que o empreendedor, formal ou informal, toque seu pequeno negócio.

Ao presidente da Ulfro, vereador Celeni Viana, de Alegrete, o secretário lembrou que o microcrédito orientado e produtivo é operacionalizado por 154 prefeituras credenciadas, 12 instituições de crédito, 32 cooperativas e uma sociedade de crédito e conta com 342 agentes de oportunidades que atuam como mobilizadores e transformadores nas localidades atendidas.

Dziedricki informou ainda que já foram liberados mais de R$ 160 milhões para cerca de 18 mil empreendedores, que encontram no Programa Gaúcho de Microcrédito a alternativa de obter dinheiro a custo barato (juros de 0,64% ao mês), e também assistência técnica, o que garante a viabilidade do negócio, seja da economia popular solidária ou na agricultura familiar.

Entre outras iniciativas, o secretário citou o programa Lapidar, que viabilizou as atividades de 150 pedristas, em Soledade, e a associação de camelôs de Cruz Alta, que de forma solidária viabilizaram seus respectivos empreendimentos.

Aos vereadores dos legislativos municipais da Fronteira Oeste, Maurício Dziedricki ressaltou ainda o sistema de Redes de Cooperação, programa gaúcho que é referência nacional na área da cooperação empresarial. Atualmente, estão em funcionamento no Rio Grande do Sul 237 redes constituídas que abrangem 72 segmentos da economia. As 7.132 empresas gaúchas associadas em rede respondem pela geração de 81 mil empregos diretos.

A cadeia binacional do PET, um acordo binacional entre o Brasil e o Uruguai, também foi destacado pelo titular da Sesampe. O projeto prevê que as garrafas PET sejam coletadas e transformadas em flakes pelas cooperativas gaúchas. Após, o flake será enviado para a  cooperativa uruguaia (Coopima), que irá produzir a fibra sintética que, a partir daí, segue para a Coopertêxtil de Minas Gerais, que será a responsável em transformar a fibra sintética em tecido ecológico para a confecção de sacolas, camisas, tênis e outros artigos feitos pelas cooperativas e associações de costureiras do Rio Grande do Sul.

Ulfro
A União dos Legislativos da Fronteira Oeste (Ulfro) congrega vereadores de Alegrete, Barra do Quaraí, Itaqui, Maçambará, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, São Gabriel, Sant´Ana do Livramento, Santa Margarida do Sul, São Borja, Vila Nova do Sul e Uruguaiana.

Texto: Assessoria Sesampe
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul