Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Viagem do governador Tarso Genro ao Chile marca protagonismo internacional do RS

Publicação:

06.08.2013: Governador Tarso Genro recebe o Embaixador do Chile no Brasil, Fernando Schmidt Ariztia, no Palácio Piratini.
Embaixador do Chile - Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini

Quando assumiu o Governo do Estado, em 2011, Tarso Genro apontou a política externa como uma das áreas estratégicas de sua gestão. Em quase três anos de mandato, o chefe do Executivo gaúcho realizou missões políticas e empresariais à Europa, Coreia do Sul, Cuba, Israel e Palestina, e prepara uma viagem à China, no final do ano.

As missões oficiais ao Exterior resultaram no protagonismo internacional do Rio Grande do Sul, com importantes investimentos no Estado, além de significativo intercâmbio de conhecimento na ciência e tecnologia, agricultura, saúde, cultura, entre outros setores.

Segundo o coordenador da Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais (Acri), Tarson Nuñez, uma das prioridades do Estado é a relação com os países da América Latina. Tarso visitou Uruguai e Argentina por diversas vezes, e na próxima semana, viaja ao Chile para uma série de encontros com empresários e autoridades políticas em busca de investimentos para o RS.

Nuñez, que acompanha o governador na missão ao Chile, ressalta a importância da viagem para o Estado e as principais atividades que serão desenvolvidas no país. O Governo do Estado tem buscado trabalhar intensamente sua agenda internacional, como instrumento para uma inserção mais competitiva e efetiva do Rio Grande do Sul no cenário mundial. Temos muito claro que, com a globalização, o desenvolvimento de qualquer região depende da capacidade de se inserir nos mercados internacionais. Nesse sentido, temos feito todos os esforços para aproveitar a atual visibilidade do Brasil, e gerar novas oportunidades de investimento e cooperação para o RS.

A viagem ao Chile se insere nessa estratégia, de aprofundar a presença do Estado na América Latina. Uma das agendas pontuais é a questão do Corredor Bioceânico, que será debatido com o vice-presidente do país, Andrés Chadwick. A proposta é de um túnel que vá de Porto Alegre até Coquimbo, no Chile, sendo fundamental para que os produtos gaúchos tenham um acesso mais rápido e prático ao Oceano Pacífico, aproveitando as relações já desenvolvidas com a Coreia do Sul, e as que serão aprofundadas na viagem à China, no final do ano.

Vamos debater os esforços conjuntos que podemos realizar em busca da agilização das decisões necessárias para o início das obras. Com a dinâmica da economia mundial se deslocando para o Oriente, e sendo a China o país com maior crescimento, é muito importante que possamos ter um acesso direto a essa região, afirma Nuñez. Também vamos nos encontrar com a Sociedad de Fomento Fabril (Sofofa), principal entidade industrial do país, onde o governador se reunirá com as 15 maiores empresas do Chile, em um conjunto de agendas com setores empresariais interessados em investir no RS.

Além da agenda econômica, Tarso participará como convidado no VIII Fórum do Progressismo, evento que reúne as lideranças de esquerda de todo o continente em um debate sobre o futuro da esquerda latino-americana. O encontro promove a reflexão de uma sintonia comum das forças progressistas da região, em busca de um novo modelo de desenvolvimento que seja mais justo socialmente, e mais sustentável do ponto de vista ambiental.

A missão ao Chile constitui uma agenda extremamente sintonizada com os nossos esforços para a atração de investimentos e para o desenvolvimento do Estado, garante Tarson Nuñez.

Confira a agenda completa da viagem do governador Tarso Genro ao Chile aqui.

Texto: Letícia Kiraly
Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini
Edição: Redação Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul