Vice-governador apresenta potenciais do RS para delegação holandesa

Encontro de negócios ocorreu em Rio Grante e teve como foco cooperação nas áreas de portos e energias renováveis

Imagem de uma mesa de reunião. O vice-governador está sentado à cabeceira da mesa. Há dois homens do lado direito e uma mulher e dois homens do lado esquerdo da mesa.
Gabriel destacou que o RS tem importantes diferenciais de demanda e infraestrutura - Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG

A delegação comercial de empresários e lideranças diplomáticas da Holanda, que visitou o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (4/3), pôde conhecer mais sobre o potencial do Estado. O vice-governador Gabriel Souza recebeu o grupo no Porto do Rio Grande, na região Sul, e apresentou ações e investimentos do governo, bem como o ambiente favorável para negócios, especialmente nas áreas de portos e energias renováveis.

“O nosso Estado tem importantes diferenciais locais de demanda e infraestrutura. Somos a única matriz de produção de hidrogênio verde no Brasil que já tem estudo de viabilidade de produção e de comercialização, assim como demanda interna assegurada. Além disso, 81% de energia gerada no Rio Grande do Sul já tem origem em fontes renováveis”, explicou o vice-governador. Ele listou ainda a capacidade de competitividade e os recursos aplicados pelo Estado em projetos estratégicos que podem favorecer as atividades portuárias.

A missão, liderada pela vice-embaixadora e ministra Afke Mulder, é composta por lideranças empresariais, políticas e diplomáticas do Reino dos Países Baixos. O grupo participou de encontros em Pelotas e Rio Grande.

“Temos uma longa história de cooperação bilateral nas áreas de portos, transporte marítimo e logística. Acredito que o Brasil, em geral, e o Porto do Rio Grande, especialmente, têm grandes oportunidades de ser parte da economia do futuro, com base no desenvolvimento sustentável”, acenou a vice-embaixadora.

Parceria Brasil e Países Baixos

A visita é uma iniciativa do Green Ports Partnership (GPP), acordo de portos verdes assinado em 2023 pelos governos do Brasil e do Reino dos Países Baixos. O GPP tem como objetivo promover o crescimento econômico por meio do desenvolvimento de portos sustentáveis e energias renováveis. A Portos RS faz parte do programa, juntamente com os Portos de Pecém (Ceará) e Paranaguá (Paraná).

Também estiveram presentes no encontro o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, o diretor Fernando Estima, e o prefeito de Rio Grande, Fabio Branco.

Texto: Juliane Soska/Ascom GVG
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom