Vice-governador Gabriel Souza abre a Operação Verão Total 2025/2026 com evento na Beira-Mar de Tramandaí
Coordenador do programa, Gabriel destacou a presença do Estado nas praias durante a alta temporada
Publicação:
Foi oficialmente aberta neste sábado (13/12) a Operação Verão Total 2025/2026, iniciativa transversal que envolve 39 órgãos e entidades do governo do Estado para intensificar a prestação de serviços públicos em praias, lagoas e balneários gaúchos durante a alta temporada. A abertura ocorreu na Beira-Mar de Tramandaí e contou com a presença do vice-governador e coordenador do programa, Gabriel Souza, bem como de secretários estaduais, lideranças regionais e locais, além de moradores e veranistas.
O vice-governador destacou que esta será a maior Operação Verão Total da história do Rio Grande do Sul. “Estamos mobilizando mais de 3,3 mil servidores apenas nas forças de segurança, além de milhares de profissionais de outras áreas que garantem desde a saúde até a qualidade dos serviços oferecidos. E é resultado de uma forte parceria entre o governo do Estado e as prefeituras do litoral. Esse trabalho conjunto reflete em investimentos estruturantes, como duplicações de rodovias e melhorias na infraestrutura, que qualificam os serviços públicos e melhoram a vida de quem mora aqui o ano inteiro e também de quem escolhe o nosso litoral para veranear”, afirmou o vice-governador.
Na atual edição da Operação Verão Total, o Estado aumentou o número de servidores e serviços em regiões que registram maior circulação de turistas e veranistas durante o verão. A programação da abertura demonstrou as ações com as quais a população vai poder contar até o dia 14 de abril de 2026, quando termina a vigência do decreto, oferecendo atividades culturais, educativas e esportivas ao longo do dia, além de diversos serviços e ações voltados à população.
Este ano, a abertura contou com a parceria da Prefeitura de Tramandaí. “A Operação Verão Total é uma ação estratégica do governo do Estado que integra segurança, mobilidade, saúde, serviços e turismo para atender o grande fluxo de pessoas durante a temporada. Para Tramandaí, essa parceria é fundamental, pois garante mais estrutura, organização e segurança para moradores e visitantes durante toda a temporada de verão. Agradecemos ao Estado por caminhar junto com os municípios”, ressaltou o prefeito Juarezinho Marques.
Mais segurança e saúde durante o veraneio
Somente na segurança, cerca de 3,3 mil servidores da Brigada Militar (BM), da Polícia Civil (PC), do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), do Instituto-Geral de Perícias (IGP-RS) e do Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS) vão atuar de forma integrada, com ações que incluem patrulhamento, salvamentos, fiscalização e atividades educativas. Como parte da programação, foram feitas demonstrações com viaturas, aeronaves e cães, bem como confecção de documentos de identificação e atividades educativas.
“Em cada um dos eventos que acontecerem durante o verão gaúcho, estarão lá operadores de segurança garantindo a paz, o lazer e o entretenimento de milhões de pessoas. De sul a norte, somam-se Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto-Geral de Perícias e Detran de modo coordenado, integrado e sinérgico, por meios terrestres, aéreos e aquáticos”, destacou o secretário da Segurança Pública, Mário Ikeda.
Desde 1º de dezembro, os litorais norte e sul contam com 930 guarda-vidas em atuação, seis a mais do que na última edição da Operação Verão Total . No policiamento ostensivo, da Brigada Militar, são 864 servidores atuando durante o veraneio - 43,8% maior do que na baixa temporada.
A saúde também foi reforçada e conta com R$ 6,34 milhões extras do governo do Estado para a Operação Verão Total 2025/2026 , R$ 1,34 milhão a mais do que na edição passada. Durante a abertura da programação, a área envolveu ações de vacinação, campanhas de prevenção, doação de sangue e órgãos, além de esclarecimentos sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e orientações sobre primeiros socorros. Além disso, servidores do IPE Saúde ofereceram aferição de pressão, distribuíram itens para proteção solar e tiraram dúvidas sobre o plano.
Outros serviços disponíveis à população
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com a Prefeitura de Tramandaí, disponibilizou a Unidade Móvel do Cadastro Único, onde equipes técnicas do Sistema Único de Assistência Social (Suas) prestaram atendimento ao público durante a abertura da Operação Verão Total. Iniciativa pioneira entre os Estados brasileiros, essa unidade foi projetada para ampliar o suporte às equipes de assistência social nas ações de busca ativa.
Ocorreram ainda ações voltadas para a cidadania e aos direitos humanos, como a conscientização sobre a importância da inclusão e da acessibilidade, a divulgação do Programa RS em Libras, a distribuição de materiais informativos sobre a pauta LGBTQIAPN+ e sobre a importância da atenção e do respeito à pessoa idosa. Outra ação envolvendo acessibilidade são os banhos assistidos, parte do Programa Rede Praia Acessível, da Faders.
Uma unidade móvel do Procon RS, que permanecerá no litoral durante o veraneio prestando atendimento aos consumidores, já esteve disponível durante a abertura, assim como o Tudo Fácil que esteve prestando atendimento para os serviços digitais do Portal RS.GOV.BR, como emissão de 2ª via de contas de água e luz, emissão de boletos e taxas online, acesso e atualização de cadastros, agendamento de atendimentos presenciais e consulta de certidões e informações digitais de órgãos do Governo do Estado.
Houve também a promoção de destinos e roteiros turísticos do Litoral Norte, bem como a apresentação da van do Programa Esporte e Lazer e Movimento, que vai percorrer o Litoral Norte durante os meses de janeiro e fevereiro, passando por Tramandaí, Torres, Capão da Canoa, Atlântida, Pinhal, Cidreira, Imbé e Xangrilá. Com uma estrutura itinerante, a van oferece gratuitamente ao público atividades como futmesa, tênis de mesa, jogos educativos, oficina de pintura, cama elástica e piscina de bolinhas.
A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) estiveram presentes distribuindo mudas de espécies nativas, promovendo educação ambiental e fornecendo informações sobre balneabilidade, serviços que serão mantidos durante o veraneio. Já a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) ofereceu orientações sobre defesa agropecuária e distribuiu materiais sobre educação sanitária.
Também integraram a programação as apresentações da Banda da Brigada Militar e da Banda Municipal de Tramandaí, os shows de Kako Xavier e Rafa Machado (Chimarruts), além do aulão de dança do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Sul (Sesc).
Texto: Aline Duvoisin e Juliane Pimentel Ascom GVG
Edição: Secom