Vice-governador visita famílias beneficiadas pelo programa Primeira Infância Melhor em Erechim

Gabriel Souza destacou a abertura do novo edital para adesão e ampliação dos municípios ao PIM

Gabriel   Primeira Infância Melhor em Erechim
Gabriel Souza esteve na casa da família de Vanessa Wrublewski, que é atendida pelo programa Primeira Infância Melhor - Foto: Joel Vargas/Ascom GVG

Uma vez por semana, a dona de casa Vanessa Wrublewski, moradora do bairro São Vicente, em Erechim, na região do Alto Uruguai, recebe a visitadora Paula Cruz Bueno para ouvir orientações direcionadas às suas cinco filhas. A iniciativa integra as atividades do programa Primeira Infância Melhor (PIM), que dá suporte e acompanhamento às famílias com gestantes e crianças menores de seis anos. Os encontros são para que os profissionais de saúde orientem as famílias em temas como amamentação, vacinação, desenvolvimento, convívio familiar e outros aspectos relacionados à vigilância em educação e saúde.

Nesta sexta-feira (17/3), ela recebeu uma visita diferente. O vice-governador Gabriel Souza esteve na casa de Vanessa para conferir o atendimento do programa dedicado a moradores do município. Em Erechim, atualmente 80 famílias integram o PIM.

Gabriel é coordenador do Gabinete de Projetos Especiais (GPE), instituído este ano pelo governador Eduardo Leite, e que tem entre suas tarefas fortalecer políticas públicas em áreas como educação e primeira infância, além da qualificação do capital humano.

“A primeira infância, assim como toda a área da educação, é prioritária no nosso governo. Ver de perto como o programa tem atuado nos municípios e conhecer famílias beneficiadas pelo atendimento nos ajudará a ampliarmos ações para seguirmos cuidando das nossas crianças de forma efetiva”, disse o vice-governador.

Gabriel destacou que a primeira infância é a fase mais importante para o desenvolvimento da criança, já que é o período em que o cérebro mais precisa de estímulos, uma vez que 90% das conexões cerebrais são estabelecidas até os seis anos.

E na casa de Vanessa, há um mês as visitas ganharam um motivo especial: acompanhar o crescimento da caçula Maiquele. Acostumada com a rotina de supervisão do programa há anos, a mãe tem agora mais uma etapa importante para percorrer, tirando dúvidas sobre questões relacionadas à saúde, educação e ao bem-estar da família.

Na mesma rua, duas gerações da família de Fabiane Pereira dos Santos têm no PIM uma referência para o acompanhamento das crianças da casa. Ela e a filha mais velha, de 23 anos, também contam com o apoio dos visitadores para garantir o desenvolvimento integral dos filhos e netos. “Só tenho a agradecer ao programa e às visitas. São muito bons para nós”, disse Fabiane. A visitadora Paula, outros integrantes da equipe do programa e o prefeito Paulo Pólis acompanharam as visitas.

Novo edital

O programa Primeira Infância Melhor ocorre por meio da adesão entre Estado e municípios, e a intenção é ampliar o número de cidades integradas. Nesta semana, a Secretaria da Saúde lançou novo edital para adesão e ampliação dos municípios ao PIM. Serão 2.124 novas vagas para gestantes e crianças, que serão atendidas com um investimento de R$ 1,65 milhão do governo do Estado.

Sobre o PIM

O programa Primeira Infância Melhor (PIM) é uma política pública estratégica do governo do Estado que, há 18 anos, atua na promoção do desenvolvimento integral na primeira infância.

Diante das adversidades decorrentes da pandemia de covid-19, que produziu efeitos na saúde e na renda das famílias, com drásticas repercussões na vida das crianças, o PIM demonstrou o quanto é essencial ao fornecer apoio na organização das rotinas de cuidado e educação.

Texto: Juliane Soska/Ascom GVG
Edição: Vitor Necchi/Secom