Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Yeda anuncia déficit zero já em 2008 e pagamento antecipado do 13º em 5 de dezembro

Publicação:

Governadora Yeda Crusius, durante comemoração da recuperação das finanças públicas e anúncio de novos projetos relevantes ao Estado.
Yeda Crusius comemora recuperação das finanças públicas e anuncia projetos relevantes ao Estado - Foto: Antonio Paz / Palácio Piratini

A governadora Yeda Crusius anunciou, na manhã desta segunda-feira (17), que o Rio Grande do Sul alcançou o déficit  zero nas contas públicas já em 2008, o que vai permitir, de imediato, o pagamento integral do 13º salário dos servidores do Estado, com recursos próprios e antecipadamente, no dia 5 de dezembro. Serão depositados R$ 584 milhões na conta de 319 mil servidores.

Em pronunciamento no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini, Yeda Crusius destacou que a medida está sendo possível em razão do ajuste fiscal e do equilíbro nas contas empreendidos desde o início da gestão. Ressaltou a importância do histórico empréstimo obtido junto ao Banco Mundial (Bird) para reestruturação da dívida do Estado e fez um agradecimento aos secretários, em especial à equipe da Fazenda, liderada por Aod Cunha. 

A conquista do ajuste fiscal e da capacidade de investimento abre uma nova etapa na vida do Rio Grande. De agora em diante, vamos falar dos Programas Estruturantes, de obras nas nossas estradas, na energia, no saneamento, de como melhorar a saúde, a educação e a segurança, enfim, de como tornar o Estado um instrumento de desenvolvimento econômico e social, enfrentando os desafios de nosso tempo com responsabilidade e transparência. A palavra crise está substituída pela palavra desenvolvimento. Na justa velocidade que permitirá preservar ecologicamenteo nosso maravilhoso ambiente gaúcho. Com respeito a todos, com fé no futuro da nossa terra e da nossa brava gente, comemorou a governadora. 

A cerimônia teve a presença de deputados federais, estaduais, secretários de Estado, dirigentes de federações e entidades e dos senadores Sérgio Guerra (PE), presidente nacional do PSDB, Sérgio Zambiasi (PTB-RS), Cícero Lucena (PSDB-PB) e Flecha Ribeiro (PSDB-PA), entre outras autoridades.

Aguarde matéria completa

Arquivos anexos

Portal do Estado do Rio Grande do Sul