Yeda cria departamento que beneficia 67 mil pescadores e piscicultores do RS
Publicação:
Líder de uma comunidade de 85 famílias pesqueiras na região do município de Mariano Moro, a pescadora Maria Bazzan acredita que o setor está prestes a presenciar uma transformação positiva. Ela e outros 67 mil piscicultores e pescadores do Rio Grande do Sul serão beneficiados com a criação de um departamento estadual específico, destinado aos trabalhadores que buscam nos rios, no mar e em açudes o seu sustento. Essa medida vai nos alavancar, afirmou Maria, nesta terça-feira (29), às margens do lago Guaíba, na Ilha da Pintada, em Porto Alegre.
A governadora Yeda Crusius chegou à Colônia de Pescadores Z5 depois de atravessar o lago na embarcação Noiva do Jacuí, onde foi saudada por dezenas de profissionais como Maria Bazzan. Na localidade, Yeda assinou o documento que cria o Departamento de Pesca e Aquicultura do Estado. Esse departamento é de vocês, e vocês é que vão dizer do que precisam. Os pescadores vão trabalhar junto com o Governo, disse, na data em que é comemorado o Dia do Pescador. Nosso Governo é para todos, mas especialmente para aqueles que ainda não tinham sido assistidos.
De acordo com a governadora, a nova divisão vai ajudar na organização do setor pesqueiro gaúcho. Estamos celebrando a riqueza das nossas águas e a possibilidade de ela gerar trabalho e renda. Esse departamento vai permitir que os pescadores digam o que o Estado precisa fazer para ajudá-los. No Rio Grande do Sul, há cerca de 22 mil pescadores profissionais artesanais, que têm na pesca sua principal fonte de renda. O Governo também estima que existam 45 mil piscicultores, que criam peixes em açudes, tanques ou represas.
O novo departamento irá funcionar na Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa). De acordo com o titular da pasta, Gilmar Tietböhl, a medida é um divisor de águas na relação entre o setor e o Governo do Estado. O Estado trabalha na organização das colônias para que possam melhorar a defesa de sua classe, reforçou. Agora poderemos avançar ainda mais para garantir condições de trabalho e renda ao pescador. O departamento terá orçamento próprio e mais funcionários atuando na assessoria de piscicultores e pescadores.
Texto Guilherme Flach