Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Yeda Crusius confere benefícios da irrigação no cultivo de milho

Publicação:

Ao visitar a propriedade de 250 hectares de Eleutério Rubert, também contemplado com um microaçude, em Fortaleza dos Valos, nesta terça-feira (20), a governadora Yeda Crusius pôde conferir a técnica de irrigação por meio de um equipamento chamado pivô
Yeda Crusius confere benefícios da irrigação no cultivo de milho

Ao visitar a propriedade de 250 hectares de Eleutério Rubert, também contemplado com um microaçude, em Fortaleza dos Valos, nesta terça-feira (20), a governadora Yeda Crusius pôde conferir a técnica de irrigação por meio de um equipamento chamado pivô central. Para exemplificar os benefícios de utilização das técnicas irrigadas, Rubert mostrou à governadora duas espigas de milho - uma cultivada com irrigação e outra, pelo método tradicional.

A cultivada com irrigação apresenta quase o dobro do tamanho e grãos mais uniformes e amarelos. Com o açude destinado à irrigação para o pasto do gado leiteiro, Rubert aumentará a área irrigada em oito hectares. Na minha propriedade, são dois momentos: antes e depois da irrigação. A produção leiteira com irrigação aumenta de 13 para 25 litros ao dia. Quanto ao milho, sem irrigação, colhemos 80 sacas por hectare. Com irrigação, esse número sobe para 160 toneladas por hectare, observou. Outro exemplo é que a silagem aumenta de 20 toneladas para 50 toneladas. Maior produtividade implica maior arrecadação de impostos, beneficiando toda a sociedade.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul