Yeda Crusius empossa novos secretários e destaca qualificação da equipe do governo

A governadora Yeda Crusius(D), durante solenidade de posse dos secretários, Erik Camarano (Secretaria Geral de Governo),  Mateus Bandeira (Planejamento e Gestão), Mercedes Rodrigues (Transparência, Controle e Combate à Corrupção) e da chefe da Casa Civil
Yeda Crusius empossa novos secretários - Foto: Jefferson Bernardes / Palácio Piratini

A governadora Yeda Crusius empossou, na tarde dessa segunda-feira (4), no Palácio Piratini, os secretários Mateus Bandeira (Planejamento e Gestão), Erik Camarano (Secretaria Geral de Governo), Mercedes Rodrigues (Transparência, Controle e Combate à Corrupção) e a chefe adjunta da Casa Civil, Ana Maria Severo. O anúncio dos nomes dos novos ocupantes das pastas foi feito na última sexta-feira (1º) à tarde.

Yeda Crusius destacou que esta é a nova fase do governo em que se reforça o time. O nosso governo tem um time que se estrutura para levar adiante os maiores desafios. É trazer junto à população o que nós conseguimos fazer, como o maior ajuste jamais praticado em qualquer Estado brasileiro. Os novos secretários vêm trazer harmonia que nos permitirá continuar no ritmo de mudanças que nós já estamos passando, disse.

Em seu pronunciamento, a governadora fez uma apologia ao governo em relação aos novos secretários, como uma orquestra, que à medida em que cresce, mostra um melhor repertório para a população, ou seja, novos valores que se afirmam.

Desafio
Responsável pela pasta do Planejamento e Gestão, o secretário Mateus Bandeira falou da importância do desafio proposto de dar continuidade a um trabalho já iniciado no governo e de grande êxito - que foi o ajuste nas contas públicas.

O desafio que eu tenho frente ao planejamento é uma responsabilidade ainda maior, que é levar adiante a condução do processo de elaboração da lei orçamentária de 2009, que irá recuperar a capacidade de investimento do Estado, ressaltou.

Ao assumir a Secretaria de Transparência, Prevenção e Combate à Corrupção, Mercedes Rodrigues destaca que a pasta seguirá uma linha de trabalho que será destaque no país. A secretaria terá o cumprimento de um dos grandes desafios assumidos pela governadora, que foi a Carta Compromisso, com a criação de um órgão de articulação de controles. Eu pretendo dedicar todo meu esforço para fazermos juntos com a articulação política dessas demandas um bom resultado, expôs.

Articulação
Para o secretário Erik Camarano, da Secretaria Geral de Governo, o grande objetivo de sua pasta é fazer a articulação das ações de governo, dos Programas Estruturantes, fazendo com que os esforços de gerenciamento necessários possam ser apreendidos para que se possa combinar os orçamentos que vêm de várias áreas, a fim de gerar programas com melhores resultados.

A secretária Ana Maria Severo assumiu como nova chefe adjunta da Casa Civil e salientou o desejo de implantar práticas de gestão de um governo de resultado. Ao lado do secretário [José Alberto] Wenzel, não me esquecerei da grande missão da articulação externa e escuta da sociedade, falou.

Participaram da solenidade os secretários da Fazenda, Aod Cunha, da Educação, Mariza Abreu, de Obras Públicas, Coffy Rodrigues, de Segurança Pública, Edson Goularte, da Administração e Recursos Humanos, Maria Leonor Carpes, do Desenvolvimento e Assuntos Internacionais, Márcio Biolchi, da Infra-estrutura e Logística, Daniel Andrade, da Ciência e Tecnologia, Paulo Maciel, do Turismo, Esporte e Lazer, Paulo Gularte, da Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, Marco Alba, da Irrigação e Usos Múltiplos da Água, Rogerio Porto, o chefe da Casa Militar, Joel Prates Pedroso, o chefe da Casa Civil, José Alberto Wenzel, a coordenadora Estadual da Mulher, Maria Helena Gonzáles, o presidente do Conselho de Comunicação do Estado, Carlos Crusius, os deputados estaduais Nelson Marchezan Junior., Zilá Breitenbach, Adilson Troca, Cássia Carpes e Luiz Augusto Lara, e os deputados federais Cláudio Diaz, Ruy Pauletti.