Yeda Crusius prestigia inauguração de Centro Budista em Três Coroas
Publicação:

Foi inaugurado nesta segunda-feira (8), o Centro Budista Khadro Ling, em Três Coroas, na serra gaúcha. A cerimônia de Consagração da Terra Pura contou com a presença da governadora Yeda Crusius, que foi recebida pelos praticantes com um lenço branco denominado Katak, significando o congraçamento entre as pessoas.
Ao saudar em seu pronunciamento, a diretora espiritual do templo Chagdud Khadro, oriunda do Texas, nos Estados Unidos, Yeda Crusius lembrou que o estado texano sedia o Banco Mundial (Bird), órgão que possibilitou ao executivo estadual, através do empréstimo histórico de U$ 1,1 bilhão, a recomposição da dívida pública do Rio Grande do Sul, numa ação de contentamento, fruto de uma imensa disciplina do governo, nestes dois anos.
Yeda Crusius salientou também, a importância do templo budista para o Estado, pois além de oferecer aos praticantes um local de paz e energia, reúne pessoas de todas as partes do mundo, divulgando Três Coroas e contribuindo para o desenvolvimento da região.
A consagração do novo monumento pode ser considerado, segundo os praticantes, como um marco na introdução do budismo tibetano no ocidente. Vinte e quatro mestres budistas do Tibete, Nepal, Butão e Estados Unidos estiveram presentes ao evento. A consagração reúne cerca de 600 praticantes budistas. É a concretização do último projeto do mestre Chagdud Tulku Rinponche, falecido em 2002. O mestre ficou encantado com a beleza da serra gaúcha, quando a visitou em 1994. A comunidade abriga cerca de cinqüenta praticantes de budismo no Rio Grande do Sul.
Participaram do evento, além do prefeito municipal de Três Coroas, Orlando Teixeira Sobrinho, o secretário Erik Camarano, a atriz Lucélia Santos e a vereadora por São Paulo, Soninha Francini.