Yeda homenageia colônia japonesa gaúcha por ocasião do centenário da imigração ao Brasil
Publicação:

Integrantes da colônia japonesa do Rio Grande do Sul receberam homenagens nesta segunda-feira (14) da governadora Yeda Crusius como parte das comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.
A bandeira do Japão esteve hasteada em frente à sede do Executivo estadual, junto com as bandeiras brasileira e gaúcha, e foi oferecido almoço no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, com a entrega de uma placa alusiva ao centenário ao cônsul do país em Porto Alegre, Haruyoshi Miura.
O almoço típico gaúcho, com churrasco e show musical de Renato Borguetti e Artur Bonilla, contou ainda com a presença da Miss Nikkei RS 2008, Luciana Hikari Kuamoto, que interpretou uma canção japonesa, além de dirigentes de entidades de classe, associações, federações, sindicatos, clubes de serviço e demais membros da comunidade japonesa gaúcha e da Sociedade Nipo-Brasileira do Rio Grande do Sul.
Ao saudar os convidados, Yeda Crusius definiu a ocasião como um encontro fraterno, e enalteceu algumas das peculiaridades da sociedade japonesa, que ao logo de séculos mantém os compromissos que firmam dentro da sua tradição, porém sem se recusar nunca a evoluir conforme o mundo chama.
A governadora destacou o alto grau de respeito aos idosos presente na sociedade japonesa e informou que, em razão disso, conta com o acompanhamento do consulado na implantação da política estadual de idosos para o ano de 2008.
Yeda também enfatizou a convivência harmônica dos gaúchos com as diversas etnias existentes no Estado, sobretudo com os descendentes de japoneses. A celebração deste centenário da imigração japonesa mostra influência nas suas diversas gerações, sendo os nipo-brasileiros aqueles que mais identificam a nossa sociedade como uma comunidade que ama os diferentes entre si, afirmou a governadora.
Após receber a placa do governo estadual, o cônsul do Japão, Haruyoshi Miura, revelou-se emocionado com a homenagem oferecida no Palácio. Em nome do governo do Japão e de todos os membros e descendentes da comunidade japonesa do Rio Grande do Sul, orgulhosamente agradeço a honrosa homenagem que Vossa Excelência está prestando ao centenário da imigração japonesa no Brasil, declarou. Desejo muita prosperidade ao Brasil e em especial ao Rio Grande do Sul, e que os laços que nos unem contribuam muito para isso, finalizou o cônsul.
Imigração
O dia 20 de agosto de 1956, quando 23 jovens japoneses desembarcaram no porto de Rio Grande, marca o começo sistemático da imigração japonesa no Rio Grande do Sul. Hoje, projeta-se que há cerca de 1,5 mil japoneses e 3 mil descendentes em todas as regiões do Estado. A imigração japonesa no Brasil data do início do século 20, como um acordo entre o governo japonês e o brasileiro. O navio Kasato Maru é considerado pela historiografia oficial como a primeira embarcação a aportar no Brasil com imigrantes japoneses, em 18 de Junho de 1908 - data definida para a comemoração do centenário. O Brasil abriga a maior população japonesa fora do Japão, com cerca de 1,5 milhão de pessoas.
Placa
A placa entregue ao cônsul do Japão contém os seguintes dizeres: O Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por ocasião das comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, presta justa homenagem a este povo, que com trabalho e determinação engrandecem e dignificam nosso país.
Além de técnicos e membros do governo estadual, o almoço teve a presença da procuradora-geral do Estado, Eliana Graeff Martins, do chefe da Casa Civil, José Alberto Wenzel, do chefe da Casa Militar, coronel Edson Alves, da secretária Geral de Governo, Mercedes Rodrigues, das secretárias do Planejamento e Gestão, Ana Severo, Administração e Recursos Humanos, Maria Leonor Carpes, da Educação, Mariza Abreu, e dos secretários de Relações Institucionais, Celso Bernardi, ddo Desenvolvimento e Assuntos Internacionais, Luiz Fernando Zachia, da Irrigação, Rogerio Porto, da Segurança Pública, José Francisco Mallmann, da Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, Marco Alba e de Obras Públicas, Coffy Rodrigues.