Yeda participa de solenidade de liberação de detentos no Presídio Central
Publicação:

A governadora Yeda Crusius e o secretário da Segurança Pública, Edson Goularte, participaram, nesta quarta-feira (6), da solenidade de entrega de carteiras de liberdade condicional a 50 apenados do sistema penitenciário gaúcho, realizada no Presídio Central, em Porto Alegre.
Ao cumprimentar os detentos contemplados com o benefício, Yeda Crusius disse esperar que usufruam desta carteira de liberdade, conhecendo as condições de ela ser condicional, pois vamos continuar trabalhando para que a sociedade os atenda, principalmente através do trabalho.
A governadora confirmou investimento de R$ 80 milhões no sistema penitenciário gaúcho e afirmou que o Presídio Central é uma prioridade do governo estadual. Determinamos prioridade na complementação do Presídio Central como a casa prisional a que ele originalmente se destinou: à espera da justiça e em condições de ressocializar quem aqui entrou, afirmou a governadora, que após a solenidade fez uma visita às instalações do presídio e às obras do novo complexo, que abrirá 600 vagas, melhorando a capacidade atual.
Yeda Crusius garantiu ainda que é prioridade, também, fazer com que as condições de humanização no Presídio Central estejam presentes na saúde e na educação, pois elas reduzem a desconfiança, o descrédito e a desesperança daqueles que não crêem na sociedade, de como ela se organiza para ter liberdade, direitos e cumprimento das leis.
A solenidade contou com o presidente do Conselho Penitenciário, Gilberto Soares Brito, que fez a entrega das carteiras de liberdade condicional, e o diretor do Presídio Central, tenente-coronel Éden Moraes, que salientou o fato de a governadora Yeda Crusius ser a primeira chefe do Executivo gaúcho a visitar o estabelecimento penal.
O superintendente interino dos Serviços Penitenciários, Bruno Trindade, lembrou que, além do Presídio Central, Yeda Crusius foi também pioneira, como governante, a verificar as instalações do Instituto-Geral de Perícias, da Polícia Civil e da Brigada Militar. Também agradeceu à governadora pela preocupação com os processos de gestão e reestruturação na Susepe, aplicando a ferramenta de Gerenciamento Matricial de Despesas, para auxiliar no controle de gastos. Trindade se disse grato ainda pelo programa Cidadão Seguro, pelo programa estruturante da Segurança Pública e pelo projeto Recomeçar, definido por ele como exemplo de ação no atendimento ao apenado e seus familiares.
Também acompanharam a governadora o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Paulo Mendes, o chefe de Polícia Civil, Pedro Rodrigues, e o chefe da Casa Militar, coronel Joel Prates Pedroso, além de dirigentes dos órgãos vinculados à Secretaria de Segurança Pública e representantes do Tribunal de Justiça e do Ministério Público.
Projeto Repensar a Vida
A cerimônia de entrega das carteiras de liberdade condicional, prevista no artigo 37 da Lei de Execução Penal, também marcou uma confraternização pela passagem do Dia dos Pais e contou com a apresentação musical da Camerata da Orquestra Filarmônica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que inaugurou parceria da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) com o Instituto de Cultura Musical da PUCRS no Projeto Repensar a Vida.
Entre as ações do projeto, estão oficinas de música e criação de coral de apenados, além de sessões de filmes com debates sobre questões pertinentes à violência, criminalidade e superação de adversidades. O projeto apóia-se no fato de que a música e o cinema, além de serem elementos transformadores dos seres humanos, também são veículos de comunicação e devem ser usados para a interlocução e mediação de conflitos. Além do Dia dos Pais, deverão ser contempladas outras datas festivas, tais como 20 de Setembro, Dia da Criança e Natal.