Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Yeda saúda cavalarianos tradicionalistas em frente ao Piratini

Publicação:

A governadora Yeda Crusius, entrega a bandeira do Estado ao presidente da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG), Décio Albino de Oliveira.
Yeda entrega a bandeira do Estado aos tradicionalistas - Foto: Jefferson Bernardes / Palácio Piratini

Com a presença de representantes de federações de tradicionalistas e de dezenas de cavalarianos, organizados em frente ao Palácio Piratini na manhã desta sexta-feira (11), a governadora Yeda Crusius fez a entrega da Bandeira do Estado do Rio Grande do Rio Grande do Sul ao presidente da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG), Décio Albino de Oliveira.

No ato da entrega de bandeiras e estandarte do Estado aos tradicionalistas da CBTG e do Rio Grande do Sul, alusivo à 7ª Convenção Brasileira da Tradição Gaúcha, que começa às 20h na Estância Província de São Pedro, em Gravataí, e se encerra neste domingo (13), Yeda afirmou: Quem conhece os ideais republicanos da Revolução Francesa, conhece os ideais republicanos do povo gaúcho.

Conforme destacou a governadora na sua mensagem, os ideais da Revolução Francesa são Liberdade, Igualdade e Fraternidade e aqui são Liberdade, Igualdade e Humanidade. Yeda saudou a mobilização da Ordem dos Cavaleiros da CBTC na praça que é e sempre será do povo. Para a governadora, esta é uma, manifestação ordeira, pacífica e propositiva e que, portanto, muito nos orgulha.

Yeda Crusius salientou a importância da Bandeira do RS e o seu significado ao povo gaúcho. Ela se soma junto com a história, a cultura, a tradição, com aquilo que há de melhor e aquilo que sempre haverá de prevalecer quando nos organizamos. Tudo isto acontece, frisou ela, sem que jamais deixemos de saber que o mundo a nossa volta está mudando e a ele nós devemos nos adaptar sem perder o dia que marca a tradição.

O presidente da Ordem dos Cavaleiros do Brasil, Celso Souza Soares, informou aos presentes sobre a fundação, em Paris (França) do CGT União de Ideais. Ele une os ideais da Revolução Francesa com os ideais da Revolução Farroupilha. Em tom de promessa, ele afirmou a Yeda e aos presentes: Vamos continuar buscando os valores próprios do gaúchos.

O presidente da CBTG, Décio de Oliveira, citou que a confederação completou 24 anos de existência no dia 21 de maio passado e que a cerimônia, assim como a 7ª Convenção Brasileira da Tradução Gaúcha, sela o compromisso de todos nós e da CBTG e suas federações na defesa do tradicionalismo gaúcho e brasileiro que teve a sua origem aqui, no Rio Grande do Sul.

Entrega
Após os pronunciamentos, Yeda recebeu do comandante-geral da Brigada Militar (BM), coronel Paulo Roberto Mendes, um chapéu aba larga da Polícia Montada gaúcha e do presidente da Ordem dos Cavaleiros do Brasil, um lenço farroupilha. O representante do Comando Militar do Sul, coronel Joaquim Silvano de Oliveira, entregou a Bandeira do Brasil ao vice-presidente da Ordem, Nilson Oliveira.

O subcomandante da BM, coronel João Carlos Trindade Lopes, entregou a Bandeira da Paz ao capitão César Vinícius Boeira Rodrigues. Após, o comandante da BM entregou o estandarte da Brigada ao comandante do Regimento Bento Gonçalves, tenente-coronel Antonio Carlos França Sarti. Por fim, o capitão Ênio Rosalvo da Silva, do Batalhão de Suez, condecorou o estandarte da BM.

Yeda Crusius ainda saudou a secretária da Cultura, Mônica Leal, como cavalariana participante do evento e cumprimentou os demais.Participaram da cerimônia, os secretários chefe da Casa Civil, José Alberto Wenzel, a secretária-geral de governo, Mercedes Rodrigues, e o secretário da Segurança Pública, José Francisco Mallmann, além do presidente do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, Manoelito Savariz, e convidados.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul