Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Zoneamento do Guaíba tem três possíveis fontes de financiamento

Publicação:

O Diretor-Presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental, Carlos Fernando Niedersberg, revelou na tarde desta sexta (29) que a Fepam dispõe de três possíveis de fontes de financiamento para a realização do zoneamento do Guaíba. O anúncio ocorreu na abertura da 47ª Reunião da Câmara Técnica Permanente de Mineração, realizada na sede da Secretária Estadual do Meio Ambiente, em Porto Alegre.

Estamos plenamente conscientes da importância de viabilização da mineração no Guaíba. Ela viabilizará obras fundamentais para o desenvolvimento do Estado, afirmou Niedersberg. No entanto, ele ressaltou que isso só é possível se for feito o zoneamento, pois não se pode escolher aleatoriamente os locais onde se realizará a extração de areia.

A primeira possibilidade é a garantia por parte do Ministério do Meio Ambiente e do Ibama a respeito da realização do zoneamento ecológico e econômico de todo o Rio Grande do Sul. Outra possível fonte de recursos é o empréstimo obtido junto ao BID, que tem como contrapartida o investimento em projetos ambientais. Niedersberg anunciou também a aprovação, obtida nesta quinta-feira (28) durante reunião do Consema, da destinação de parte do Fundo Estadual do Meio Ambiente para a realização do estudo do zoneamento.

Ele afirmou ainda que o andamento do processo ocorrerá no menor prazo possível. Nenhum trâmite burocrático será entrave. Teremos apenas de respeitar os prazos legais, concluiu.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul