Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

58ª Feira do Livro deve receber mais de 1,7 milhão de pessoas

Publicação:

A 58ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre, maior feira a céu aberto da América Latina, se inicia oficialmente nesta sexta-feira (26), às 19h, no Armazém B do Cais do Porto. Cerca de 1,7 milhão de visitantes são esperados durante os 17 dias de evento, na Praça da Alfândega. Entre os dias 26 de outubro e 11 de novembro, a feira, que tem o poeta Luiz Coronel como patrono, irá ocupar áreas importantes da Secretaria de Estado da Cultura, como o Memorial do RS e a Casa de Cultura Mario Quintana.

A feira é promovida pelo Governo do Estado e Secretaria da Cultura, via incentivo fiscal do Pró-Cultura RS. Já se vão quase 60 anos da Feira do Livro de Porto Alegre, tempo de lutas e conquistas da Câmara Rio-Grandense do Livro. O evento rivaliza com seus congêneres internacionais e exporta sua expertise. Madura, séria e competente, a Feira de Porto Alegre tornou-se nosso maior evento em termos culturais. Por aqui tudo passa, tudo é comentado, num clima de convivência democrática e construção da cidadania, ressalta o titular da Cultura, Luiz Antonio de Assis Brasil. 

A programação contará com 730 sessões de autógrafos, 200 debates e mesas-redondas para o público adulto (sendo o mesmo número de atividades previstas para a turma infanto-juvenil), três dezenas de oficinas em várias áreas e quase uma centena de apresentações artísticas. Além dos mais de cem estandes que compõem a feira na Praça da Alfândega, a programação ocupa os espaços do entorno, como o Santander Cultural, o Memorial do RS, os armazéns do Cais do Porto e a Casa de Cultura Mario Quintana.

A feira contará com 17 temas neste ano, um para cada dia, até 11 de novembro. O tema Biblioteca marca a abertura do evento, que terá um painel sobre o papel das salas de leitura no desenvolvimento da sociedade. Os demais temas serão os seguintes: Jorge Amado, bem viver, Cuba, viagem, poesia, imagem e literatura, América Latina, histórias em quadrinhos, literatura fantástica, Rio Grande do Sul, história, humor, música, cultura popular, novos leitores e consciência planetária. Confira a programação completa aqui

Entre os autores convidados, estarão em Porto Alegre o espanhol Juan Benitez López (de O Cavalo de Troia), os escritores cubanos Virgilio López Lemus e Reinaldo Montero e os uruguaios Mario Delgado Aparáin e Henry Trujillo. Vários escritores locais e nacionais também marcam presença no evento, como o secretário de Estado da Cultura, Luiz Antonio de Assis Brasil, Içami Tiba, Josélia Bastos de Aguiar, Airton Ortiz, Carlos Callado e Paulo Lins.


Texto: Asscom Sedac
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul