Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Acessibilidade e inclusão marcam a Semana de Conscientização do Autismo

Publicação:

Faders autismo
No dia de atividades alusivas à Semana Estadual do Autismo, foram criados ambientes lúdicos para o estímulo das crianças - Foto: Divulgação / SJCDH

A Faders – Acessibilidade e Inclusão, órgão vinculado à Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), realizou nesta quinta-feira (4) um dia de atividades alusivas à Semana Estadual do Autismo.

A diretora-geral da SJCDH, Maria Fernanda Bermudez, participou da abertura das atividades com a presença do Grupo de Apoio a Familiares da Pessoa com Autismo (Gafapa). “Nós precisamos ter políticas públicas que preparem as pessoas, que preparem a sociedade”, disse Maria Fernanda.

Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Catarina Paladini, quando deputado estadual, em 2015, foi autor do projeto de lei que cria a Política Estadual de Atendimento a Pessoas com Autismo. “Eu acredito que respeito, inclusão e tolerância passam por conhecimento, educação e políticas públicas eficientes”, afirmou.

Para as atividades desenvolvidas nesta quinta-feira, foram criados ambientes lúdicos com caixas sensoriais para o estímulo das crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

O evento contou com o apoio do Serviço de Educação, Capacitação e Ajudas Técnicas (Secat), do Centro de Atendimento e Desenvolvimento de Estudos e Pesquisas (Cadep). Também participaram o diretor administrativo da Faders, Romário Cruz, a diretora técnica, Ana Flávia Beckel Rigueira, e a coordenadora da Cadep, Clarissa Aliatti Beleza.

A programação segue até o próximo domingo (7), quando ocorrerão duas caminhadas: a primeira, às 9h, no parque da Redenção, em Porto Alegre e a segunda, em Alvorada, na Parada 47, às 15h30.

O Dia Mundial de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA) é lembrado em 2 de abril. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007, para prevenir preconceitos que possam existir contra pessoas com o transtorno.

Mais informações sobre os serviços, acesse o site da Faders.

Texto: Ascom SJCDH
Edição: Marcelo Flach/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul