Ações de combate ao coronavírus são implementadas no sistema prisional gaúcho

Seapen medidas coronavírus
Medidas sanitárias foram intensificadas nas unidades prisionais da capital e interior - Foto: Ascom Seapen/Susepe

Durante esta semana, todas as casas prisionais do sistema penitenciário gaúcho empreenderam esforços no sentido de minimizar a expansão do coronavírus. Seguindo orientações da Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen) e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), os 152 estabelecimentos prisionais do Rio Grande do Sul estão adotando as medidas sanitárias de prevenção, estabelecidas na nota técnica com orientações para a prevenção do contágio pelo Covid-19.

Equipamentos são adquiridos, como termômetros para a aferição de temperatura de presos e de servidores penitenciários, e formulários de saúde, preenchidos. Eventuais casos de suspeita de contaminação são encaminhados para isolamento, e todos os procedimentos de higienização pessoal e limpeza regular das celas e galerias das casas prisionais foram reforçados.

Remoção de presos de DPs

Agentes penitenciários, em parceria com a Polícia Civil, removeram na terça-feira (24/3) 116 detentos que se encontravam em várias delegacias de polícia, especialmente no Vale do Sinos, a maioria em Novo Hamburgo e São Leopoldo. Eles foram levados para dois prédios recentemente reformados, um no Instituto Psiquiátrico Forense, em Porto Alegre, e outro em Montenegro.

Presídio Estadual Feminino de Lajeado

Em Lajeado, apenadas iniciaram a produção de máscaras de proteção facial. A oficina, por sugestão da Delegacia Penitenciária da região, parte de um projeto inicial de trabalho prisional já existente, por meio do qual foram adquiridas máquinas de costura com verba da Vara de Execuções Criminais de Estrela. O trabalho, que começou com a reprodução artesanal de máscaras, conta, neste momento, com quatro presas da liga laboral e outras três colaboradoras voluntárias.

Penitenciária Estadual de Rio Grande

PERG
Casas prisionais, como em Rio Grande, tiveram desinfecção de áreas - Foto: Ascom Seapen/Susepe

Em parceria com a prefeitura de Rio Grande, ocorreu limpeza e desinfestação das áreas comuns da Penitenciária Estadual de Rio Grande. Também foram adquiridos termômetros e instalados tanques no pátio para contribuir com a higiene.

Penitenciária Modulada de Charqueadas

No pátio da Penitenciária Modulada Estadual de Charqueadas, houve uma reunião técnica com a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) prisional, a fim de conscientizar e ensinar os servidores e os detentos sobre como se proteger do coronavírus. A administração da casa disponibilizou sabão para higienização pessoal dos presos e dos alojamentos, bem como água sanitária para a limpeza dos locais de convívio e aglomeração.

Presídio Regional de Santa Cruz

Um material explicativo foi distribuído a todos os servidores do Presídio Regional de Santa Cruz, com orientações a quem adentra ao local. Em uma caixa, há um questionário de saúde e termômetro para medir febre e saturação na triagem de pessoas presas. Depois do uso, é recomendada a esterilização dos materiais com algodão e álcool. Além disso, a partir das instruções de um químico da Universidade de Santa Cruz do Sul, começou a produção de produtos básicos para higienização na casa prisional.

Presídio Estadual de Vacaria

Em Vacaria, foram instalados um lavatório e dispenser de papel toalha, além de utilizados produtos específicos para limpeza do local.

Penitenciária Estadual de Charqueadas

Foram tomadas medidas de prevenção ao coronavírus, como instalação de pia na entrada da penitenciária e reforço na higienização com água sanitária.

CENTRAL DE INFORMAÇÕES DO SISTEMA PRISIONAL

Além das medidas adotadas nas casas prisionais, foi criada uma central de informações para esclarecer dúvidas sobre procedimentos ou outros assuntos relacionados à questão do coronavírus, que atende nos seguintes telefones:

• (51) 98683-1453 (24 horas)

Texto: Ascom Seapen/Susepe
Edição: Secom