Acordo com chineses abrirá novas perspectivas ao carvão gaúcho
Publicação:
A representação do Governo do Estado em missão à China encaminhou acordo para a elaboração de projetos voltados à gaseificação do carvão mineral gaúcho. Em reunião com a Associação Nacional do Carvão (Certification and Accreditation Administration of the Peoples Republic of China (CNCA), foi acertado o envio, pelo governo gaúcho, de um termo de referência para elaboração de projetos na área carboquímica. A China detém o know-how no setor, com menor impacto ambiental. Já o Rio Grande do Sul possui 90% das reservas de carvão do país.
As similaridades entre o carvão chinês e o mineral existente no município de Candiota serão fundamentais para a elaboração do estudo, que pretende dar o passo inicial na implantação de uma planta piloto no Estado. Com o domínio da gaseificação do carvão, abre-se a janela para o Rio Grande do Sul sediar um empreendimento em escala industrial no campo da carboquímica. O estudo será viabilizado com capital brasileiro e chinês.
O presidente da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Ivan De Pellegrin, explica que o Rio Grande do Sul pode se beneficiar da experiência chinesa nessa área, já que o país asiático possui uma cadeia produtiva bem estruturada e desenvolvida. É uma oportunidade de estruturarmos uma cadeia similar no Estado, pois temos demandas significativas de produtos oriundos do setor carboquímico, como é o caso do metanol, utilizado na produção e biodiesel, e dos insumos para fertilizantes, ambos importados por nós, afirma De Pellegrin.
O secretário de Infraestrutura e Logística, João Victor Domingues, destaca que o acordo é mais um passo na cooperação entre China e o Rio Grande do Sul, além de se estar alinhado à nova agenda ambiental mundial. Esses projetos partem da premissa de adoção de novas tecnologias, com maior produção, menos custo e sem dano ambiental, destaca.
Também participaram da reunião o presidente da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), Elifas Simas, o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, e representantes da Fiergs. Por parte da China, o diretor da CCTEG, Huang zhong, o representante do departamento de cooperação internacional, Han Fengmei, e o especialista em gaseificação da entidade, Wagner Peng. A Agência de Brasileira de Exportações e Investimentos (Apex), que representa o Rio Grande do Sul na China, também integra as tratativas.
Texto: Marcelo Nepomuceno, com informações da SDPI e CRM
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305