Acordo garante instalação de mais uma empresa chinesa no RS
Publicação:

A missão do governo gaúcho à China, realizada no ano passado, confirma mais uma conquista para o Estado. Nesta quinta-feira (17), em Brasília, o Governo do Estado, através da Procergs e do Badesul, assinou Acordo de Cooperação Técnica e Estratégica com a empresa chinesa Huawei, uma das maiores do mundo no setor de telecomunicações. A confirmação da parceria, assinada pelo governador Tarso Genro e pelo presidente da Huawei da América do Sul, Li Ke, ocorreu durante a reunião de cúpula Brasil-China, com as presenças da presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e do presidente da China, Xi Jinping.
Como consequência do acordo, a Huawei vai instalar um Centro Conjunto de Inovação no Tecnopuc. "O acordo com a Huawei é mais uma demonstração concreta de que a missão para a China ocorreu no momento certo. Esses resultados não seriam possíveis sem uma excelente preparação da viagem e sem o cuidado em dar prosseguimento aos contatos realizados lá", destacou o governador Tarso Genro.
A partir do acordo, a Procergs e a Huawei vão trabalhar em conjunto nos seguintes projetos: Programa Cidades Digitais, Programa de Computação em Nuvem e Comunicações Unificadas. Nessas iniciativas, Procergs e Badesul entram com o seu know-how em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e a Huawei fornecerá soluções, tecnologias e todo o suporte técnico necessário.
A parceria entre as instituições vai permitir ainda que o Governo do Estado, através da Procergs e do Badesul, desenvolvam ações visando à criação do Programa Sociedade Digital Rio Grande do Sul Conectado, além de treinamento de recursos humanos locais para o desenvolvimento de novas tecnologias.
Em agosto, o presidente do Badesul, Marcelo Lopes, e o presidente da Procergs, Carlson Aquistapasse, que também assinaram o acordo, estarão na sede da empresa na China para discutir a fabricação de produtos no Rio Grande do Sul. No Tecnopuc, já estão instaladas empresas como a Dell, Microsoft, Samsung, entre outras, consolidando o Estado como um polo de empresas de alta tecnologia.
Sobre a Huawei
Fundada em 1987, a Huawei é um grupo empresarial privado chinês que controla mais de 15 subsidiárias que atuam no setor de telecomunicações. Atualmente, conta com 110 mil empregados e, em 2013, obteve uma receita de R$ 92,4 bilhões.
No Brasil desde 1999, o grupo possui seis escritórios no país, distribuídos em Brasília, Curitiba, Manaus, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, onde fica a sede da companhia na América Latina. São duas plantas produtivas no Brasil, em Manaus e Sorocaba, além de um centro de P&D em Campinas, totalizando 3 mil funcionários no país.
Texto: Guilherme Gomes, com informações da ACRI e SDPI
Edição: Redação Secom