Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Acordo proporciona maior transparência em obras públicas

Publicação:

Visita CAU
Protocolo foi assinado entre Secretaria de Obras e Habitação e Conselho de Arquitetura e Urbanismo - Foto: Tiago Belinski / Ascom

A Secretaria de Obras e Habitação e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU/RS) assinaram protocolo de intenções para a implantação de tecnologias e transparência em obras públicas e o fomento às políticas de habitação de interesse social. O documento foi assinado pelo secretário de Obras e Habitação, José Stédile, e pelo presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva.

A partir da assinatura, a Secretaria e o CAU/RS abrem caminho para estabelecer parcerias no fomento do uso de novas tecnologias que tragam maior transparência nas obras públicas, e garantam o compartilhamento de informações, métodos, técnicas e soluções de Tecnologia da Informação para o aperfeiçoamento dos sistemas de controle e de fiscalização.

Conforme José Stédile, é compromisso do gestor público construir soluções e implementar políticas que possam melhorar a vida das pessoas e tornar eficiente os serviços realizados. “Diante de uma grave crise financeira, estamos construindo parcerias com entidades e organizações para potencializar, aperfeiçoar e qualificar o trabalho prestado pelo poder público”, destacou.

O secretário acrescentou que o protocolo de intenções dialoga com as exigências da administração pública. “Ampliaremos o uso e compartilhamento de tecnologias, a transparência relacionada às obras públicas e a troca de conhecimento entre os profissionais”, disse.

Também está previsto o fomento para o uso de novas tecnologias e boas práticas na elaboração de projetos de arquitetura, além do desenvolvimento de pessoas e a valorização do corpo técnico.

A assistência técnica pública e gratuita para a elaboração de projeto e construção de habitação de interesse social, prevista na Lei Federal 11.888/08, também está inserida na conjunção dos esforços previstos no protocolo de intenções.

A partir da parceria será possível firmar convênios para o desenvolvimento de funcionalidades para o Sistema de Gestão de Obras (SGO), progressivamente implantado para gerenciar as demandas, projetos e obras de prédios públicos da administração direta, assim como a realização de cursos e fomentos do uso do BIM (sigla em inglês para modelagem da informação da construção; consiste em um processo integrado e multidisciplinar para produção de projetos, planejamento e controle de obras).

Participaram da assinatura do protocolo, ocorrida na sexta-feira (8), o arquiteto e gerente do projeto, Vinícius Piccini; a arquiteta Paula Lopes; o chefe de gabinete da Secretaria, Pedro Maboni; o assessor de gabinete, Wagner Motta; e o chefe de gabinete do CAU/RS, Fausto Loureiro.

Texto: Jean Maidana/Ascom
Edição: Marcelo Flach/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul