Aeroporto de Passo Fundo oferece internet gratuita e ilimitada para os usuários

Wi fi Aerporto de Passo Fundo
Governador aproveitou para conferir o novo serviço na sua chegada ao terminal, na quarta-feira (6/12) - Foto: Maurício Tonetto/Secom

Os usuários do Aeroporto Lauro Kurtz, de Passo Fundo, o segundo maior terminal regional do Estado, contam agora com serviço de internet wi-fi ilimitada e gratuita. O governador Eduardo Leite, que cumpriu agendas em Passo Fundo na quarta-feira (6/12), aproveitou para conferir o serviço logo na sua chegada ao terminal.

“Fico feliz de voltar a Passo Fundo e já ser recebido aqui no Aeroporto Lauro Kurtz com a concretização desta iniciativa, que disponibiliza internet gratuita para os usuários. O novo terminal recebeu investimentos estaduais e foi totalmente modernizado. Agora, com wi-fi, possibilita também mais conforto e conexão para todos que utilizam o local”, disse o governador.

A instalação da internet é mais uma melhoria no aeroporto que, em 2023, recebeu recursos do Estado. Em janeiro deste ano, foram concluídas as obras de modernização e as novas instalações do terminal, que passou a ter 2 mil metros quadrados de área, em um aporte de mais de R$ 54 milhões, oriundos do governo estadual e federal.

A pista de pouso e decolagem foi totalmente remodelada, permitindo a operação de aeronaves como o Boeing 737-8 Max (que transporta até 189 passageiros). Além disso, o pátio de estacionamento, que possuía capacidade para apenas duas aeronaves, passou a permitir cinco simultaneamente. Essa ampliação atinge, direta e indiretamente, cerca de 1 milhão de pessoas em um raio de 200 quilômetros.

Ainda, a área de embarque e desembarque ganhou um espaço mais amplo e foi instalada uma esteira para retirada de bagagens. Além disso, o estacionamento do aeroporto conta com 364 vagas.

“Esses dados mostram que o Aeroporto Lauro Kurtz tem acompanhado o crescimento econômico de Passo Fundo e da região. São números que movimentam a economia e fomentam o turismo no Estado”, ressaltou o titular da Secretaria de Logística e Transportes (Selt), Juvir Costella. “Esses resultados são frutos dos investimentos realizados na infraestrutura dos aeroportos administrados pelo governo do Estado. Somente em 2023, investimos R$ 11 milhões em oito terminais sob responsabilidade do Departamento Aeroportuário da Selt”, afirmou.

O diretor do Departamento Aeroportuário da Selt, Marcelo de Canossa Macedo, destacou outros números positivos do aeroporto. Em 2023, já passaram pelo terminal 195 mil passageiros, mais que o dobro dos 80 mil registrados em todo o ano de 2022.

“O número de passageiros em 2023 supera os de 2019, quando 160 mil passageiros passaram pelo terminal. É importante registrar que 2019 é um ano de referência, pois teve recorde de movimento de passageiros do transporte aéreo doméstico no Brasil. Os números do crescimento no Aeroporto Lauro Kurtz impressionam”, finalizou Marcelo.

Texto: Ascom Selt
Edição: Camila Cargnelutti/Secom