Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Agentes penitenciários da Susepe-RS participam de força-tarefa em Altamira, no Pará

Publicação:

Susepe agentes Altamira
Agentes mobilizados são de diferentes regiões penitenciárias do RS - Foto: Susepe / Divulgação

A Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen), em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), enviou 12 agentes penitenciários com atuação no Estado para composição da força-tarefa no Pará. 

Os agentes mobilizados são de diferentes regiões gaúchas. O embarque ocorreu na quinta-feira (15/8), e todos já estão à disposição da força-tarefa. Eles permanecerão no Pará por até 90 dias, atuando em atividades de guarda, vigilância e custódia de presos.

A ação foi autorizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública com o objetivo de conter a situação crítica no Pará, após rebelião ocorrida no fim de julho, no Centro de Recuperação Regional de Altamira – a 800 quilômetros, via rodoviária, de Belém.

Para o secretário da Seapen, Cesar Faccioli, a missão é uma honra para o Rio Grande do Sul, como forma de contribuir para a segurança nacional. “Embora tenhamos limitação de efetivo, é importante a participação dos agentes do RS e dos outros Estados, porque a segurança pública tem que ter uma lógica de sistema nacional”, afirmou. Faccioli também enalteceu a qualificação dos servidores do Estado selecionados para compor a força-tarefa.

Texto: Ascom Susepe
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul