Agilidade da Sema e da Fepam em liberar projetos na área de energia é destacada em lançamento de PCH

Sema card1
-

Foi lançado o projeto de construção da quinta usina hidrelétrica da Certel Cooperativa no RS. Cerca de 20 mil pessoas serão beneficiadas com a energia gerada pela Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Vale do Leite, que será instalada no rio Forqueta, entre Pouso Novo e Coqueiro Baixo. As obras têm investimento de R$ 10 milhões do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). A previsão é de gerar de 6,4 megawatts de potência.

Participaram do evento, realizado no quarta-feira (19/2), durante o aniversário de 64 anos da Certel em Pouso Novo, no Vale do Taquari, o secretário adjunto da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Paulo Roberto Dias Pereira, e a presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Marjorie Kauffmann.

No ano passado, ainda no primeiro semestre, a Fepam emitiu a declaração de Aprovação de Termo de Referência de EIA/Rima para o projeto. Na sexta-feira (14/2), o Departamento de Recursos Hídricos (DRH) da Sema publicou a portaria nº R-0009.594, concedendo Reserva de Disponibilidade Hídrica para o empreendimento.

“Conheço o trabalho da Certel e a sua importância para aqueles que vivem na região. O governo do Estado e nós, da Fepam e da Sema, propusemos melhorias, tanto na legislação como nos procedimentos internos, para encurtar os caminhos entre o protocolo e a emissão dos documentos licenciatórios, nunca perdendo o foco na segurança ambiental”, disse Marjorie.

PCH Certel
PCH será instalada no rio Forqueta, entre Pouso Novo e Coqueiro Baixo: investimento de R$ 10 milhões financiado pelo BRDE - Foto: Divulgação / Certel

O presidente da Certel, Erineo José Hennemann, destacou que esse foi o melhor ano da história da cooperativa. “Estamos perto da marca de geração de energia para 100 mil pessoas e o novo modelo de gestão do secretário Artur (Artur Lemos Júnior, secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura do RS) e da presidente Marjorie tem garantido velocidade para o Rio Grande. Um exemplo é o programa Energia Forte no Campo, em que a Certel pretende participar ativamente", afirmou.

O presidente ainda destacou o trabalho diferenciado desenvolvido pela parceria da Sema e da Fepam, que vem trazendo resultados, especialmente no tempo de tramitação dos processos.

“Desde o início da gestão tínhamos absoluta certeza e convicção de que o desenvolvimento viria pela energia. Se trata de um importante projeto para o Estado e será tratado como prioridade”, disse o secretário adjunto da Sema. Ainda conforme Paulo Pereira, em 2019 foram emitidos mais de 60 documentos para Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs) no Estado.

A Certel tem 70 mil famílias associadas em 48 municípios gaúchos. A nova usina se somará às já mantidas pela cooperativa:

• Salto Forqueta: entre Putinga e São José do Herval, inaugurada em 2002;
• Boa Vista: em Estrela, inaugurada em 2005;
• Rastro de Auto: entre São José do Herval e Putinga, inaugurada em 2013;
• Cazuza Ferreira: em São Francisco de Paula, inaugurada em 2016 em sociedade com Coprel e Geopar.

Texto: Bárbara Corrêa/Ascom Sema
Edição: Marcelo Flach/Secom