Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Agroindústria familiar alcança valor histórico nos dois primeiros dias da 21ª Expoagro Afubra

Secretaria de Desenvolvimento Rural divulgou números de vendas nesta quinta (23)

Publicação:

Expoagro Afubra Agricultura Familiar
Valor das vendas dos dois primeiros dias representa um acréscimo de 29,3% com relação ao mesmo período do ano passado - Foto: Cristiano Júnior/Ascom SDR

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) divulgou, nesta quinta-feira (23), os resultados dos dois primeiros dias de vendas no Pavilhão da Agricultura Familiar da 21ª Expoagro Afubra, totalizando R$ 797.888,77 em produtos comercializados. O valor representa um acréscimo de 29,3% com relação ao mesmo período do ano passado, quando foram comercializados R$ 617.311,66, e é o maior número de todas as edições da feira. O evento segue até o dia 24 de março, em Rio Pardo.

Os dados foram divulgados em um café com a imprensa, no estande da SDR na Expoagro Afubra. O titular da pasta, Ronaldo Santini, recebeu o presidente da Afubra, Benício Albano Werner, representantes de entidades parceiras, lideranças do Vale do Rio Pardo e a imprensa da região. Além do anúncio dos números de vendas, o objetivo do encontro foi apresentar ações e projetos da secretaria.

O secretário Ronaldo Santini ressaltou a relevância do espaço da agricultura familiar na Expoagro e celebrou a parceria entre a pasta e os expositores. “Estamos presentes na maior feira de agricultura familiar do país e inseridos dentro do pavilhão das agroindústrias” afirmou. “É o reconhecimento do trabalho dessas mulheres e homens que geram renda, criam oportunidades e trazem o desenvolvimento econômico e social para todos os cantos do nosso Estado. Aqui estão os grandes empreendedores das pequenas propriedades”, destacou o secretário.

O titular da SDR destacou a importância da recriação da pasta pelo governador Eduardo Leite, atendendo aos pedidos das entidades que trabalham no meio rural. “Agora cabe a nós entendermos os anseios e reivindicações desses produtores. Necessitamos trabalhar juntos, fomentando, qualificando e trazendo novas linhas de financiamento para esse público”, concluiu Santini.

O presidente da Afubra também salientou a importância da presença da SDR na feira, com agenda durante todo o evento. “Essa semana vimos uma entidade quase batendo ‘cartão-ponto’ durante todos os dias da feira, com agendas contínuas, ao lado do produtor da pequena propriedade”, disse Werner.

Nesta edição, a Expoagro Afubra recebeu o maior número de agroindústrias no Pavilhão da Agroindústria Familiar, totalizando 247, dado destacado pelo presidente da instituição. “Aqui nós gostamos de destacar o pequeno agricultor e ficamos felizes de alcançar esses resultados satisfatórios”, ressaltou Werner.

Além de diversos veículos de imprensa do Estado e da região do Vale do Rio Pardo, o evento também contou com a presença do presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Carlos Joel; do vice-presidente da Afubra e coordenador da feira, Marco Antônio Dornelles; do presidente da Emater, Christian Lemos; da deputada estadual Kelly Moraes; do deputado federal Heitor Schuch; do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Edson Brum; e de membros da diretoria técnica e administrativa da Emater.

Texto: Ascom SDR
Edição: Camila Cargnelutti/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul