Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Alunos do Ensino Médio terão três oportunidades de intercâmbio

Publicação:

O projeto Parlamento Jovem Brasileiro, da Câmara dos Deputados, o Concurso de Redação do Senado Federal e o Programa Jovens Embaixadores, da Missão dos Estados Unidos no Brasil, oferecem a possibilidade dos estudantes exercerem atividades práticas. Todos são voltados para alunos do Ensino Médio e visam o desenvolvimento da cidadania, o intercâmbio e a troca de experiências.

As duas últimas edições do Concurso de Redação do Senado Federal foram vencidas pelo Rio Grande do sul. Para Fernanda Rodrigues, aluna da Escola Estadual de Educação Básica Vidal de Negreiros, de Estrela, vencedora do Concurso em 2010, vale a pena se inscrever, tem que tentar, mesmo que não ganhe.

O VI Concurso de Redação do Senado Federal vai selecionar um estudante de cada estado para participar do Projeto Jovem Senador, quando os estudantes simularão as atividades legislativas dos senadores; os finalistas ganharão um microcomputador portátil. Podem participar alunos do segundo e do terceiro ano do Ensino Médio, com idade entre 16 e 19 anos, regularmente matriculados nas escolas públicas dos estados e do Distrito Federal.

O tema da redação da edição 2011 é: O Brasil que a gente quer é a gente quem faz. Cada escola participante seleciona uma redação a ser enviada para a Secretaria da Educação, que, via comissão julgadora, escolherá a redação que representará o Estado na etapa nacional.

A vencedora da edição 2010, Fernanda Rodrigues, ressaltou o papel da escola: fico muito feliz por estudar em uma escola que me apoiou. As escolas participantes devem enviar, para a Secretaria de Estado da Educação, até o dia 30 de setembro, a redação escolhida para representar a instituição.

A Seduc enviará para o Senado Federal a redação selecionada para representar o Rio Grande do Sul na etapa nacional. A premiação dos três primeiros colocados será entregue no dia 16 de novembro, no Palácio do Congresso Nacional, em Brasília, quando terão inicio as atividades do Projeto Jovem Senador, com duração de três dias.

Já o Parlamento Jovem Brasileiro, promovido pala Câmara dos Deputados, vai acontecer entre 26 e 30 de setembro, e reunirá 78 estudantes de todos os estados; os participantes simulam as etapas do trabalho parlamentar. Para participarem, os alunos do segundo e terceiro ano do Ensino Médio, com idade entre 16 e 22 anos, devem elaborar um Projeto de Lei. O Projeto deverá versar sobre temas nas áreas de: Agricultura e Meio Ambiente; Saúde e Segurança Pública; Economia, Emprego e Defesa do Consumidor; Educação, Cultura, Esporte e Turismo.

Na etapa estadual serão escolhidos os projetos que representarão o Estado na etapa nacional. A distribuição do número de projetos selecionados por unidade da federação é proporcional ao número de deputados federais. O Rio Grande do Sul terá cinco projetos selecionados. Uma das representantes do Estado na edição 2010, Paloma Carnete, da Escola Estadual de Educação Básica Cristo Redentor, de Alpestre, afirma que foi incrível, uma experiência que contribuiu na escola e na vida pessoal.

A professora que orientou Paloma, Claci Lago, conta que inicialmente trabalhou com três turmas do terceiro ano (em 2010 o projeto não incluía o segundo ano) do Ensino Médio, o trabalho foi afunilando, até que foi escolhido o projeto da aluna Paloma para representar a escola na etapa estadual. Para a professora Claci o projeto é uma forma de cidadania, de democracia, do nosso jovem ser ouvido.

Enquanto as iniciativas do Senado e da Câmara Federal proporcionam a troca de experiências no Brasil, o Programa Jovens Embaixadores oferece ao estudante uma possibilidade de vivência nos Estados Unidos. O programa, da Embaixada dos Estados Unidos, levará 35 estudantes brasileiros da rede pública, com excelente desempenho escolar, histórico de trabalho voluntário em suas comunidades, boa fluência no idioma inglês e que possam representar o Brasil como embaixadores para um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos. As inscrições vão até o dia 7 de agosto no Facebook da Embaixada dos EUA: http://www.facebook.com/EmbaixadadosEUA.br.

Depois do retorno dos Jovens Embaixadores dos Estados Unidos, a embaixada oferece oportunidades de cursos de inglês de curta duração e de programas de graduação por meio dos escritórios de Orientação Educacional - Education USA. Em 2011, cinco alunos foram selecionados para bolsas de estudos de cursos de verão nos EUA. Mais informações poderão ser obtidas, junto a Seduc, pelo telefone (51) 3288.7606.

Texto: Luis Carlos de Almeida
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul