Alunos que receberam escola nova depois de incêndio agradecem ao Governo do Estado

Os 480 alunos da Escola Estadual General Neto, do bairro Lageado, em Porto Alegre, retornaram às aulas no dia 1° de março e foram surpreendidos por novas salas de aulas. Após quase cinco anos de espera, contêineres de lata deram lugar a três grandes prédios de alvenaria, entregues pela governadora Yeda Crusius no mês passado.

Fundada em 1956, a antiga instituição de madeira foi construída durante o governo de Leonel Brizola e passou vários anos sem reformas até ser consumida por um incêndio. O fogo destruiu parte da escola na noite do dia 2 de julho de 2007. Uma área de aproximadamente 100 metros quadrados foi queimada, atingindo três salas de aula, a cozinha e o setor administrativo do colégio, onde funcionavam a secretaria e a direção. O incêndio foi contido com a ajuda de três caminhões de bombeiros. Segundo a diretora da escola, Simone Rocha, os estudantes tiveram aulas no galpão crioulo do clube Lageado durante dois anos após o incêndio e nos contêineres até o final do ano passado.

Agora, a nova estrutura, disponibilizada pelo governo Yeda, conta com quadra de esportes, salas de aulas espaçosas, sanitários, bebedouro e, pela primeira vez, com um refeitório para as crianças. Foram investidos R$ 1,4 milhão na construção do prédio, que possui nove salas de aula, laboratório de Ciências, laboratório de Informática, biblioteca e área de circulação.

Os benefícios foram inúmeros, porque a nossa escola tem mais de 50 anos. Além de tudo, com a construção deste novo prédio, podemos oportunizar Ensino Fundamental completo, destacou a diretora Simone.

Parabéns à governadora Yeda. Essa é uma estrutura nova e bem diferente daquela de madeira com o assoalho caindo, sem condições de trabalho, que usávamos antes. Hoje nós temos tudo, comemorou a merendeira Jaci Iara de Paiva da Costa, 52 anos, que está na General Neto há sete anos. Ela, que faz quatrocentas refeições por dia para os alunos, acompanhou todo o drama da instituição.

Para a professora Fabiana Alves da Silva, que leciona para turmas de 1ª à 4ª série há 10 anos na escola, a mudança foi uma surpresa muito agradável. Eu ainda não acredito que estou dando aula aqui. Para mim, isto é um outro mundo. As crianças estão muito felizes, têm espaço para brincar na hora do recreio. As salas de aula são espaçosas e tudo está muito bonito, salientou.

Evelyn e Yasmin, colegas da 2ª série lembram com tristeza como era estudar nos contêineres. Não tinha espaço para a gente estudar. No verão, era muito quente e só tinha dois banheiros, agora não, estamos estudando numa verdadeira escola, ficou como nós sonhávamos, disseram.