Antônio Prado celebra a imigração italiana no Rio Grande do Sul
Publicação:

Antônio Prado, a cidade mais italiana do Brasil, recebeu cerca de 3 mil pessoas na noite deste sábado (23), para a 34ª Noite Italiana. "Uma festa com o tempero da nona" foi o tema desta edição do evento, que acontece anualmente, no mês de agosto. "São três noites de muita festa regada à comida típica e vinho", destacou o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) do município, Luís Carlos Bueno.
Festa para a família, em 2014 a Noite Italiana passou a ser divida em três dias (9, 16 e 23 de agosto), devido à grande quantidade de público. "Este ano celebramos a terceira noite de uma festa que envolve toda a família e movimenta o comércio local, principalmente vestuário, hotelaria e restaurantes, com uma média de 2,8 mil pessoas em cada noite. Realmente é uma festa da cultura italiana", finalizou o presidente da CDL.
O governador Tarso Genro, que jantou no local, destacou a importância da imigração italiana no Rio Grande do Sul. "Eu hoje represento o povo gaúcho nessa festa cultural e gastronômica, que revela a grande presença étnica da comunidade italiana no Estado. Para nós, sempre será importante agradecer à comunidade italiana, esse povo que se enraizou na região trazendo o desenvolvimento não só regional, mas que se expandiu por todo o RS", disse.
Com cerca de 48 prédios históricos tombados, a cidade é considerada um dos berços da imigração italiana. Para o prefeito Nilson Camatti, a vida dos descendentes italianos mudou o perfil regional e hoje a cidade ganha com isso. "Há muitos anos atrás, a vinda dos italianos fez da serra gaúcha uma das mais importantes regiões do Estado devido à dedicação, e hoje a gente celebra a tradição, a culinária e a música italiana, em uma festa que não é mais local, é nacional e até internacional", destacou o prefeito.
Texto: Heloise Santi