Anunciados R$ 70 milhões para novo frigorífico de suínos em Tapera

TAPERA,RS,BRASIL 09.10.2015:  Governador José Ivo Sartori participou, nesta sexta-feira (9) , da solenidade de Inauguração do Sistema de Videomonitoramento em Vias Públicas para 23 municípios do Alto do Jacuí - COMAJA , e visitou a Visita a 9 ª
Anúncios ocorreram durante visita do governador à 9ª edição da ExpoTapera - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

O governador José Ivo Sartori anunciou, na manhã desta sexta-feira (9), em Tapera, investimento inicial de R$ 70 milhões para construção e instalação de um novo frigorífico de suínos no município. O empreendimento, da Cooperativa Santa Clara, deve ocupar uma área de 40 hectares, com expectativa de gerar 600 empregos diretos nos próximos anos. “Aqui vemos o Rio Grande da cooperação, da comunidade mobilizada em favor do crescimento e do desenvolvimento. Reafirmamos que só não vai investir no estado quem não quiser. Nossos esforços estão concentrados em reduzir a burocracia, sem preconceitos e com quem quiser somar", salientou Sartori.

Na ocasião, também foram confirmados investimentos na ordem de R$ 5 milhões para ampliação da Acople Indústria de Implementos Agrícolas Ltda.. O projeto consiste em agregar mais 7 mil metros aos 9 mil de área construída já existentes, o que deve gerar 400 empregos. Na nova planta serão produzidas unidades autopropelidas para pulverização. “É verdade que vivemos tempos difíceis no estado, no país e no cenário internacional. Mas não podemos nos conformar e nem cruzar os braços. Precisamos trabalhar e agir com atitude, responsabilidade e seriedade”, afirmou o governador.

O prefeito de Tapera, Ireneu Orth, destacou o empenho conjunto entre município, Estado, iniciativa privada e comunidade taperense para atrair novos negócios e desenvolver a região. "Já temos outros sete pequenos e médios empreendimentos em andamento na cidade. Os investimentos da Santa Clara e da Acople vão ajudar a movimentar ainda mais a economia aqui e também em municípios vizinhos. Queremos integrar a produção dos nossos criadores de suínos à demanda da cooperativa. Esse é um projeto que, num futuro não muito distante, representa mais de mil empregos novos."

Os anúncios ocorreram durante visita do governador à 9ª edição da ExpoTapera, feira promovida pela prefeitura, em conjunto com a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Prestadora de Serviços de Tapera (ACIT). O evento, que segue até este domingo (11), reúne 75 expositores e tem expectativa de faturamento próximo a R$ 5 milhões. Estima-se que 40 mil pessoas passem pela feira até o último dia do evento. Sartori passou pelos estandes da agricultura familiar, ouviu demandas da comunidade e atendeu a imprensa.

Também estavam presentes o secretário estadual de Transportes, Pedro Westphalen, os deputados federais Darcísio Perondi e Luiz Carlos Heinze, o deputado estadual Vilmar Zanchin, o presidente da Emater RS, Clair Kuhn, o vice-prefeito de Tapera, Volmar Kuhn, o presidente do Corede Alto Jacuí, Beto Vizoto, o presidente da Associação dos Municípios do Alto Jacuí e prefeito de Victor Graeff, Cláudio Afonso Afler, o presidente da Cooperativa Santa Clara, Rogério Sauthier, e os diretores da empresa Acople Implementos Agrícolas, Marcos Lauxen e Marciano Lauxen.

Texto: Gabriela Alcantara, de Tapera
Edição: Léa Aragón/Secom