Anúncio de Investimentos da AmBev em Passo Fundo
Publicação:
Boa tarde a todos os presentes neste nosso Salão Negrinho do Pastoreio. Em especial ao nosso amigo Milton Seligmann, filho querido de Santa Maria, diretor de Relações Corporativas da AmBev, amigos de todos nós. Presidente da Assembléia Legislativa do Estado, deputado Alceu Moreira. Deputados federais Cláudio Diaz e Beto Albuquerque. Prefeito municipal de Passo Fundo, Airton Dipp. Vice-prefeito de Passo Fundo, Adirbal Corralo. Presidente da Câmara de Vereadores de Passo Fundo, vereador Luis Miguel Scheis. Cumprimentando tanto o vice-prefeito, quanto o prefeito, quanto o vereador eu cumprimento todos aqueles que representam o Flávio Lammel que, até ontem, era presidente da Famurs e está aqui, por que para ele também lá de Victor Graeff, chegarão os resultados de Passo Fundo, AmBev em Passo Fundo. Cumprimento a todos os líderes municipais aqui presentes que sabem da importância de um investimento e do aproveitamento dos recursos da região como sabem os que eu citei.
O reitor da Universidade de Passo Fundo, o nosso querido professor Getúlio Soares. O nossos secretários de Estado, Luiz Fernando Záchia, José Alberto Wenzel, chefe da Casa Civil, assim como a Mercedes Rodrigues. Na quarta-feira estarão recebendo a sua posse e a transmissão do cargo será efetuada aqui neste palácio, assim como amanhã, convido a todos, para a posse do novo comandante da Brigada Militar, coronel Mendes. Secretário da Fazenda Aod Cunha, negociador incansável para projetos desse tipo. Secretário de Obras, Coffy Rodrigues, Maria Leonor, secretária de Administração e Recursos Humanos, da Irrigação - secretaria extraordinária - a cuidado do Rogério Porto. O secretário Paulo Maciel, chegado ali. A todos os deputados estaduais aqui presentes que conhecem a importância do que nós estamos vivendo. Adilson Troca, Marcio Biolchi, meu querido líder de governo. Gilberto Capoani, Gilmar Sossella, Miki Breier, Iradir Pietroski, Luciano Azevedo - meu caro deputado de Passo Fundo e sorridente como está neste ato que aqui celebramos.
Ao presidente da Federasul, José Paulo Cairoli. A todos os que estão em pé, eu quero dizer que esse auditório está se tornando pequeno. À imprensa, que nos acompanha, a todos os membros do governo que aqui vejo, ao nosso secretário Celso Bernardi, que está ali também junto com a Maria Leonor.
É um momento importante por que ele associa o que há de mais elevado na vida dos que escolhem fazer da esfera pública a sua esfera de realização pessoal. Cevada como a de Passo Fundo não há. E como diz a musica da Marisa Monte, poderia ser também uma cervejaria, por que quem beber daquela fonte não terá mais amargura. Então, a água de Passo Fundo, a água do Rio Grande do Sul é uma água que queremos, realmente, aproveitar e preservar. Mas se viu que daquela cevada, como não há igual, e ela foi derivada de uma série de fatores que na história foram se somando, mas um deles, o prefeito aqui disse, foi a nossa Embrapa. Ela transformou toda aquela região do Planalto, toda a região norte, em uma região conhecida de todo o Brasil pela produção de grãos e pela maneira pela a qual eram capazes de ali, tudo que era produzido, pudesse ser exportado.
E o nosso amigo Milton falou da infra-estrutura, falou da logística. O terreno, qualquer um dos dois que for, está perto da via férrea. Em relação à via férrea, que também nos foi trazida do passado, mas que precisa ser extremamente ampliada pelo Estado inteiro, daqui para o futuro - e não é fácil fazer via férrea - é preciso ter indicadores econômicos que a justifiquem.
Os indicadores econômicos estão surgindo no Rio Grande do Sul para justificar a ampliação da malha ferroviária para nós. Essa malha ferroviária, junto com a Estrada da Produção, junto com aquela água que depois quem a beba não terá mais amargura e da cevada que ali se faz, nos faz lembrar de que estão vindo para o Rio Grande do Sul investimentos da era mais moderna, do maior porte e do mais gigantesco volume de repercussão que nós precisamos, contamos e calculamos, quando usamos os incentivos fiscais do Estado que virão muito rapidamente. Nós aqui, Milton, voltamos a ser, e as circunstâncias do ciclo mundial muito favorável nos levam a isso, levam a que o Brasil tenha uma posição importante no cenário mundial e, dentro do Brasil, o Rio Grande do Sul volte a ser o pólo leite e o pólo de todos os tipos de carne. Como não ser do subproduto de todos os grãos?
Temos aqui o pólo da energia, a partir da natureza - biocombustível - temos aqui algo que pode ser aproveitado de maneira que a gente barre a saída dos nossos cérebros para o exterior, que é o pólo de ciência e tecnologia. Então aquilo que já fomos, leite, todo o tipo de carne, todo o tipo de grão, encontra no cenário presente o melhor dos seus momentos. Porém, isso não bastaria se quem negocia não amasse o Rio Grande do Sul e pudesse dizer a todos os negociadores de fora daqui: podem confiar naquele Estado. Podem confiar na sua gente. Podem confiar nos contratos que eles assinam. E o Milton tem tudo isso, o amor à terra, o conhecimento daquilo que é um dos nossos valores que é a responsabilidade perante o compromisso, responsabilidade perante as assinaturas que fazemos. E quanto isso se dá, desaparece a disputa normal que é a disputa, por exemplo, pelo espaço político e eleitoral, a disputa que os partidos inserem em toda a véspera de candidatura.
Nesse sentido eu nunca pude mas, pessoalmente, eu faço agora, deputado Beto Albuquerque. Eu lhe agradeço à nota emitida durante os eventos da crise que tomou este Estado não como ciclone, mas algo bem maior do que isso. A responsabilidade, como dirigente partidário do PSB, com a sua assinatura posta publicamente em todos os jornais foi, para nós, um bálsamo em todos aqueles que acreditamos na boa política.
Deputado, Jerônimo Göergen também está presente agora. Quero citar, está ele ali atrás. A alegria deste momento, e volto a isso, se baseia na força de verdade da palavra. E o Milton pôde dizer, mundo afora, AmBev líder. Rio Grande do Sul líder, agora, na produção de maltaria. Passo Fundo, como uma das rotas do Mercosul, nunca conseguimos completá-la, mas aos poucos ela foi se constituindo como uma das rotas possíveis do Mercosul. A força da palavra como verdade foi aquilo que permitiu que nós estivéssemos celebrando este momento. E não há nada mais alegre para alguém que dirija um Poder, como o nosso Executivo, poder reafirmar para todos de Passo Fundo, para todos da imprensa, para todos os políticos, para todos os líderes empresariais, para todos aqueles absolutamente distintos servidores públicos que têm nos auxiliado em todas as secretarias a levar adiante o nosso projeto, que é a força da palavra, expressa como verdade, que eu quero celebrar hoje.
E dizer que estamos muito felizes. Há muito tempo atrás eu me lembro que, quando chegava a garrafa de uma cerveja diferente e todo mundo olhava naquela Polar Export, de onde ela vem? Onde é que ela é feita? E aí na mesinha, a gente bebendo cerveja com moderação, ali então mas é Passo Fundo, tchê!. Então é Passo Fundo, tchê, Luciano! Eu estou muito feliz, muito alegre em nome de toda a região, especialmente em nome de todos os passo-fundenses. Dizer parabéns a todos nós, esta iniciativa firmada pela AmBev e Governo do Estado é mais uma na seqüência daquelas que já estamos anunciando de maneira inovadora desde o ano passado.
Tudo aquilo que é necessário para dar segurança jurídica, desde licenciamento ambiental até contrato financeiro, todos sabem que quando estamos assinando um contrato novo é por que as nossas estimativas de receita e despesa são realistas. E a vinda da AmBev vai nos auxiliar na conta da receita. Eu não tenho dúvida nenhuma de que, em pouco tempo, por todo o multiplicador que representa uma empresa como essa, que nós estaremos, via emprego, via trabalho, via comércio, via tecnologia, via publicidade, nós vamos estar aumentando a receita de Passo Fundo. E quando isso acontecer, vai estar aumentando a receita do Estado do Rio Grande do Sul.
Então, parabéns, Dipp. De uma maneira muito especial porque a tua articulação é extremamente harmonizadora. É alguma coisa que soma de modo especial a tudo que buscamos como desenvolvimento do nosso Estado. Então convidando-os para as posses desta semana, convido-os para, daqui a um ano, estarmos inaugurando, em Passo Fundo, a maltaria da AmBev. Obrigada.