Apenados de Caxias do Sul confeccionam uniformes para presos de Canoas 1
Publicação:

Apenados da Penitenciária Regional de Caxias do Sul (PRCS) confeccionaram agasalhos para os presos da Penitenciária de Canoas 1, inaugurada em março. A unidade na região metropolitana de Porto Alegre vai receber 180 moletons vindos da Serra gaúcha.
Com critério diferenciado de perfil dos presos, Canoas 1 exige uniforme e determina que todos os apenados estejam inseridos em atividades de inclusão social, além de ingresso pela primeira vez no sistema prisional. A ideia é não misturar réus primários com grupos ou facções criminosas.
Ateliê da inclusão
Atualmente, os apenados contam com duas máquinas de costura. A previsão é de que o espaço seja aumentado, oportunizando vagas de trabalho para dez pessoas.
De acordo com a delegada substituta Marta Eliane Marin Bitencourt, os presos estão alojados em celas próximas à oficina de trabalho, de acordo com o que preconiza a Lei de Execuções Penais.
Parcerias
Os apenados da PRCS também produzem vinte mantas para os demais colegas com insumos recebidos do Banco do Vestuário de Caxias do Sul.
Segundo a diretora substituta da penitenciária caxiense, Paula dos Santos Pola, o ateliê de costura surgiu por meio de parceria com o Banco de Vestuário, em 2009, de onde recebem os materiais. Os internos do Presídio Central também produziram centenas de moletons para Pecan 1.
Texto: Neiva Motta/Ascom Susepe
Edição: Secom