Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia e Invest RS recebem delegação da Malásia visando negócios em setores estratégicos
Área de semicondutores é uma das pautas das reuniões
Publicação:

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) e da Invest RS, receberá nesta terça (6/5) e quarta-feira (7) delegação da Malásia para série de agendas voltadas para aproximação e estabelecimento de parcerias em setores estratégicos, especialmente o de semicondutores. A programação inclui assinatura de acordo de cooperação, mesas redondas com empresas e associações, e visitas guiadas a instituições do ecossistema gaúcho de inovação.
Segundo a secretária Simone Stülp, esta visita aprofunda a troca de conhecimentos iniciada em fevereiro deste ano, quando uma missão internacional do governo passou pela Malásia.
“Tivemos a oportunidade de conhecer o ecossistema de semicondutores em Penang, no norte da Malásia, e fizemos conexões valiosas com ambientes de inovação e empresas de tecnologia. Agora, damos o próximo passo nessa relação, recebendo estes novos parceiros aqui no Rio Grande do Sul e mostrando nosso potencial”, destacou Simone.
Nesta terça, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), haverá recepção ao grupo estrangeiro, formado por integrantes da Malaysia Digital Economy Corporation (MDEC) – agência de promoção de negócios que atua na Malásia. Em seguida, será assinado um acordo de cooperação entre a MDEC e a Invest RS, a fim de estabelecer trocas bilaterais para o desenvolvimento de negócios em áreas estratégicas, incluindo semicondutores, cidades inteligentes, conteúdo digital (games e entretenimento), tecnologia financeira e cibersegurança.
Conforme o presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki, a Malásia entrou no roteiro de oportunidades para negócios com o Rio Grande do Sul a partir dos semicondutores, mas o leque de possibilidades é ainda mais amplo. "Trata-se de um país ideal para o Rio Grande do Sul estreitar relacionamentos por conta de semelhanças e possibilidades de mercado. Aqui, temos um ecossistema de inovação e tecnologia que conversa com o malásio. Estivemos lá e verificamos o potencial que existe para tornar a Malásia mais um ponto de relacionamento comercial e de investimentos com a Ásia", explicou Prikladnicki.
Semicondutores RS
Um dos assuntos em pauta nas reuniões será o programa Semicondutores RS, com foco no avanço do setor no Estado. Lançada em 2023 pela Sict, a iniciativa integra o Caderno de Projetos Estruturantes do Plano Rio Grande e tem se dedicado a ações de pesquisa e desenvolvimento, formação de talentos e interlocução com o setor produtivo.
O Plano Rio Grande é um programa de Estado criado para reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.
O governo prevê investimento de R$ 70 milhões até 2026 nessa estratégia para fortalecer a cadeia de semicondutores e tornar o Rio Grande do Sul uma referência nacional no setor, com expectativa de projeção no mercado internacional.
Veja a programação:
Terça-feira (6)
- 11h45 às 13h15: almoço com a Associação Brasileira da Indústria de Semicondutores (Abisemi) e outras entidades.
- 13h30 às 15h30: recepção na Sict, assinatura do acordo de cooperação com a Invest RS e apresentação sobre a parceria.
- 16h às 19h: visita guiada ao Tecnopuc e mesa redonda com empresas e associações das áreas de semicondutores e games.
- 20h: jantar de confraternização
Quarta-feira (7)
- 8h às 10h30: visita guiada ao Instituto Caldeira e mesa redonda com empresas e associações das áreas de semicondutores, cidades inteligentes, finanças digitais e agricultura digital
Texto: João Felipe Brum/Ascom Sict
Edição: Secom