Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Apenados do presídio de Sobradinho produzem artesanato e constroem casas para cães de rua

Publicação:

Trabalho casa cachorro apenados Sobradinho Susepe
A ONG Anjos da Rua é responsável por coletar doações de material para a produção das casas dos cães - Foto: Divulgação / Susepe

Dez apenados do Presídio Estadual de Sobradinho trabalham na construção de casas para cães abandonados e maltratados. O projeto é desenvolvido em parceria com a ONG Anjos da Rua, que faz o levantamento da necessidade das casas e arrecada os materiais por meio de doações. Motivando a inclusão social das pessoas privadas de liberdade, outras atividades são realizadas na casa prisional, como a produção de artesanato e de hortaliças.

Os alimentos produzidos na horta são distribuídos para entidades sem fins lucrativos, hospitais filantrópicos e projetos sociais. Na oficina de Belas Artes, o trabalho artesanal envolve 15 apenados, entre homens e mulheres, que aprendem técnicas de artesanato e trabalham com materiais como madeira, palitos de picolé, lã, panos, papelão e EVA. Os materiais para os trabalhos são adquiridos através do Conselho da Comunidade.

Horta sobradinho apenados produção susepe
A aquisição de adubos e sementes é realizada por meio de doações da comunidade e dos próprios servidores da casa prisional - Foto: Divulgação / Susepe

Além disso, em parceria com o Rotary da cidade, a mão de obra prisional é utilizada para a higienização de tampas de garrafa pet. Os apenados fazem a limpeza das tampas e a separação por cores, para enviar aos responsáveis que, por meio da venda dos materiais, revertem o dinheiro para a compra de cadeiras de rodas.

A diretora do presídio de Sobradinho, Giselda Cezar, destaca as ações de tratamento penal realizadas na casa prisional. “Todas as atividades de inclusão social têm o objetivo de desenvolver capacitações para os presos e trabalhar questões de cidadania”, afirma.

Texto: Ascom Susepe
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul