Apicultores de Charqueadas criam rede de cooperação
Publicação:
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect), em parceria com a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), lança a rede de apicultores, nesta quarta-feira (23), às 10h, no Parque Municipal Adhemar de Faria, em Charqueadas. A Rede Acapi congrega 20 produtores de mel da Região Centro Sul, localizados nos municípios de São Jerônimo e Charqueadas.
A Acapi tem como meta desenvolver a qualificação profissional e a padronização dos serviços dos estabelecimentos associados. O diretor do Departamento de Apoio à Micro e Pequena Empresa da Sdect, Carlos Alberto Hundertmarker, lembra que fomentar a cooperação entre empresas, gerar um ambiente estimulador ao empreendedor e fornecer suporte técnico necessário à formação, consolidação e desenvolvimento das redes é o objetivo do programa.
Em todo o RS, o Programa Redes de Cooperação, coordenado pela Sdect, em convênios com as universidades, já apoiaram a formação de 260 redes, com 9 mil empresas associadas e geração e manutenção de 81 mil postos de trabalho.
As redes reúnem empresas que possuem objetivos comuns, em uma entidade jurídica estabelecida, mantendo a independência e a individualidade de cada associada. A formação de uma rede permite a realização de ações conjuntas. Entre os benefícios, destacam-se as melhorias nas negociações, redução de custos, marketing compartilhado, conquista de novos mercados, qualificação e oferta de serviços e troca de informações e aprendizagem.
Texto: Imprensa/Sdect
Edição: Cristina Lac/CCom