Aprovado Projeto Novos Talentos para geração de emprego e renda
Publicação:
Os integrantes da Comissão Tripartite e Paritária de Emprego do Rio Grande do Sul (CTPE) estiveram reunidos nesta quarta-feira (10) para debater a preparação dos nove encontros regionais de capacitação das Comissões Municipais de Emprego e a avaliação do Projeto Jovens Talentos, uma parceria da Unisinos e da Prefeitura de São Leopoldo para geração de emprego e renda.
Sob a coordenação do presidente da CTPE e representante da Fiergs, Joni Matte, os participantes aprovaram o Projeto Novos Talentos, exposto durante a reunião por Jorge Kuhn Neto, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de São Leopoldo, e Aliomar de Oliveira, diretor da Unidade de Inovação e Tecnologia da Unisinos. Segundo eles, a aprovação do Projeto pela CTPE é importante para o sucesso do empreendimento que, em seguida, será encaminhado à bancada gaúcha no Congresso Nacional para a elaboração de Emenda Parlamentar de apoio financeiro.
O Projeto Novos Talentos é destinado à formação e capacitação, na área da Tecnologia da Informação, de jovens de 16 a 24 anos das regiões próximas ao Campus da Unisinos, em São Leopoldo, matriculados no ensino médio ou nos primeiros semestres do curso superior. De acordo com Aliomar de Oliveira, o projeto vai viabilizar emprego e renda no Vale do Sinos através da ingresso desses jovens no Parque Tecnológico da Universidade.
Eles receberão aulas de introdução à informática, de formação em desenvolvimento de software e de língua estrangeira. Depois de formados serão absorvidos pelas indústrias que integram o Parque, como estagiários com salário inicial de aproximadamente R$ 700.
A diretora do Departamento do Trabalho da Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social e integrante da CTPE, Carla Zitto, informou que os seminários regionais de capacitação das Comissões Municipais de Emprego devem ocorrer a partir do dia 15 de novembro até a primeira semana de dezembro, em nove regiões funcionais do Estado. Estamos traçando o roteiro dos encontros e procurando os locais para a realização dos eventos, disse ela.
A diretora pediu ajuda aos integrantes da CTPE para a elaboração de cartilha para distribuição às Comissões contendo informações sobre o papel da Comissão Estadual, sobre as leis que criaram o organismo e sobre o comprometimento da CTPE com as instâncias municipais.
Participaram da reunião a diretora técnica da FGTAS e integrante da CTPE, Erli Terezinha dos Santos, e os representantes da Sedai, Superintendência Regional de Trabalho e Emprego (SRTE), Fetag, Farsul, Federasul, Fecomércio, Fetransul, CAT e UGT.