Área do Governo do Estado poderá virar Distrito Industrial em Venâncio Aires
Publicação:

O Governo do Estado recebeu, nesta quarta-feira (22), o memorial descritivo referente à doação de uma área para que a prefeitura de Venâncio Aires transforme em Distrito Industrial. O documento formaliza a tratativa da cedência de 90 hectares de terra do Estado ao munícipio - situados no distrito de Mariante, no Vale do Rio Pardo -, mais o prédio da antiga casa prisional, que foi substituída pela nova Penitenciária Estadual de Venâncio Aires no início deste mês.
O prefeito Airton Luiz Artus e o vice Giovane Wickert, foram recebidos no Palácio Piratini, pelos secretários de Estado do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Jorge Branco, da Segurança Pública, Airton Michels, da Casa Civil, Flávio Helmann, e da Administração e dos Recursos Humanos, Luiz Antonio Philomena. Segundo Wickert, a construção de um distrito industrial representa um importante ponto de partida para o crescimento de Venâncio Aires e a atração de investimentos na região.
"Além dos recursos na construção da nova penitenciária do Estado, que contribui para a mudança do modelo prisional, nosso município recebeu uma forte qualificação na segurança pública com novos veículos, capacitações e a instalação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal. O distrito industrial vai suprir uma nova demanda", disse. Conforme Michels, a área deve ser definida na sequência e uma equipe será formada para encaminhar questões legais de licenciamento e doação de patrimônio.
Nova penitenciária
A Penitenciária Estadual de Venâncio Aires foi inaugurada no dia 02 de outubro e possui 529 novas vagas. Abrigará parte dos detentos do Presídio Central de Porto Alegre, que já começou a ser destruído. Cerca de 200 detentos de menor periculosidade foram transferidos de Porto Alegre e da Região Metropolitana. O restante será destinado para presos da Região dos Vales.
A nova penitenciária foi construída conjuntamente pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e Secretaria de Obras de Públicas (SOP), e contou com a parceria da prefeitura de Venâncio Aires, que cederá profissionais de educação e saúde. O investimento foi de R$ 21,6 milhões. Ao todo, 150 agentes penitenciários de setores administrativos, de saúde e de segurança trabalharão no local.
Texto: Fernanda Dreier
Edição: Redação Secom