Artesanato Gaúcho tem grande procura durante 5º Salão Nacional do Turismo em SP
Publicação:
No Espaço Vitrine Brasil, do 5º Salão Nacional do Turismo, realizado em São Paulo, os visitantes estão tendo a oportunidade de conhecer e adquirir peças produzidas por artesãos gaúchos cadastrados no Programa Gaúcho de Artesanato, organizado pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social - FGTAS. No total são 25 expositores dos municípios de Alvorada, Caxias do Sul, Caçapava do Sul, Lindolfo Collor, Nova Santa Rita, Porto Alegre, Rio Grande, Santana do Livramento e Tapes.
No local estão expostos e sendo comercializados trabalhos únicos em lã, linha, resina, couro, madeira, pintura em porcelanas, cuias, ponchos, palas, ruanas, entre outros. Segundo a coordenadora do projeto, Vera Cioccari, a ação visa enfatizar e dar oportunidades para os artesãos gaúchos e destaca que, somente no primeiro dia do evento, foi registrado um aumento de 100% nas vendas com relação a comercialização realizada na 4ª edição do Salão, em 2009.
O Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer - SETUR/RS trabalhou na mobilização de todas as 11 regiões turísticas gaúchas para participação do 5º Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, que acontece até o dia 30 de maio, no Anhembi, em São Paulo. No sábado (29), o horário do evento será das 11h às 22h; e no domingo (30), das 11h às 20h. O estande do Rio Grande do Sul integra o da macrorregião Sul, em conjunto com Santa Catarina e o Paraná, com área comum para degustações e palco para manifestações artísticas e culturais.
A participação no Salão oferece diferentes espaços para divulgação dos atrativos, como a Feira dos Roteiros Turísticos, exclusiva para promoção institucional; gastronomia típica, moda e agricultura familiar; Área de Comercialização; Missões Promocionais; Rodada de Negócios, incentivando contatos comerciais e Núcleo de Conhecimento.