Artesãos de Carazinho criam rede de cooperação
Publicação:
Administrar de forma associativa a produção de objetos confeccionados pela comunidade de artesãos do município de Carazinho é a finalidade da Rede Artec, que será lançada nesta sexta-feira (18), às 19h, na Casa do Artesão (avenida Flores da Cunha, 1673). O lançamento da rede é resultado da parceria da Secretaria do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais e da Universidade Regional do Noroeste do RS- Unijuí, por meio do Programa Redes de Cooperação, que integra o Programa Estruturante Mais Trabalho, Mais Futuro.
A Artec, que é formada por 16 artesãos locais, conta com apoio do Artesanato gaúcho, Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social, administração municipal, Câmara Municipal e Associação Comercial e Industrial de Carazinho. Nas regiões da Produção, Noroeste Colonial, Central, Campanha e Fonteira-Oeste, a Sedai, em parceria com a Unijuí, acompanha a constituição de 60 redes, que envolvem 900 empresas, com geração e manutenção de 10 mil empregos.
A organização empresarial auxilia na profissionalização da gestão e estimula o associativismo. As redes de cooperação reúnem empreendedores do mesmo segmento e têm objetivos comuns, em uma entidade juridicamente estabelecida, mantendo a independência e respeitando a individualidade de cada participante.