Artigo: Entre a teoria e a prática, por Leonardo Kauer
Publicação:
Estamos acostumados a pensar o mundo por oposições, a raciocinar dicotomicamente. No campo do ensino e do aprendizado, a questão da teoria versus prática é recorrente, e esse pretenso antagonismo também se encontra disseminado no chamado senso comum. Dizemos que uma ideia na teoria é boa, mas que não funciona na prática; ou que alguém é bom na prática, mas que lhe falta a substância da teoria.
Se historicamente o conhecimento foi dividido nesses dois campos, hoje vivemos um momento único, em que um terceiro elemento entra em cena. Agora, além do mundo real, circulamos, cada vez com maior desenvoltura, pelo mundo virtual. Um mundo que a princípio parecia paralelo, mas que agora prova sua utilidade na construção de melhores realidades.
O uso de simulações se inscreve nessa construção, e não é novidade. Elas são aplicadas em muitos campos, sempre que é necessário preservar a vida e a saúde dos seres humanos. Há desde simulações dos efeitos de determinadas substâncias ou da falta de gravidade no organismo, até modelos virtuais de cabines de aviões, navios ou submarinos.
Agora, dentro do mesmo espírito, o simulador de direção de automóveis chega ao Brasil, já tendo prestado anos de bons serviços em países como Noruega, França, Espanha, Alemanha e Suíça. Já não precisamos escolher entre teoria e prática: podemos somar a ambas o melhor dos dois mundos, oferecendo ao futuro motorista a oportunidade de aprender em um ambiente absolutamente seguro para ele e para os demais; possibilitando que ele tenha contato com situações adversas, como neblina e chuvas, e até circunstâncias excepcionais de risco, que não poderiam ser controladas na realidade. O resultado é um aluno mais tranquilo e preparado quando ganha as ruas.
O Rio Grande do Sul já é referência em muitos aspectos do trânsito. Agora não poderia ser diferente. Não é hora de pensar em retrocesso. Não devemos perder a oportunidade de avançar. A qualificação do processo de habilitação de condutores está diretamente relacionada à segurança no trânsito, meta final das políticas públicas do Detran/RS na área. O Detran/RS abraçou as determinações do Denatran desde a primeira hora, por reconhecer a validade pedagógica dos simuladores, e tornou-se assim pioneiro no país. Na luta contra a acidentalidade, entre a teoria e a prática, ficamos com ambas...e com a realidade virtual também.
Leonardo Kauer
Diretor-geral do Detran/RS