Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Atenção Integral aos Adolescentes terá política específica na rede pública

Publicação:

O atendimento integral à Saúde de Adolescentes na rede pública do RS será discutido nesta quarta-feira (23), das 13h30min às 17h30min, no Auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari, na Capital.

Participam do evento cerca de 80 instituições entre universidades, organizações governamentais e não-governamentais, profissionais de saúde, conselhos Profissionais e grupos organizados de adolescentes. O objetivo do encontro é discutir e apresentar a política específica para a população entre dez e 19 anos de idade no Rio Grande do Sul, cujo texto-base foi elaborado pela equipe técnica da Secretaria Estadual da Saúde, que vem desenvolvendo, nos últimos meses, estratégias para a consolidação desta iniciativa.

A política prevê ações de prevenção de doenças e promoção à saúde, e redução da morbimortalidade (impacto das doenças e dos óbitos que incidem em uma população), a partir de três eixos centrais: crescimento e desenvolvimento saudáveis, saúde sexual e reprodutiva e redução da morbimortalidade por causas externas. Para que esta política seja consolidada no Estado, é necessário que passe pelas várias instâncias deliberativas e de negociação com os municípios e os diversos segmentos da sociedade.

A coordenadora da Seção de Saúde da Criança e do Adolescente, Rita Jobim, explica que as ações propostas visam aproximar os adolescentes das ações e rotinas das Unidades Básicas de Saúde, oportunizando espaço para avaliações e aconselhamentos e criando uma cultura de busca dessa população a esses serviços. A prática já ocorre atualmente em relação aos cuidados com a primeira infância. Estamos realizando esse encontro para possibilitar que as ações cheguem antes que os problemas se instalem, completa Rita. As ações ocorrem em parceria com as Coordenadorias Regionais de Saúde e municípios, a articulação e a potencialização dos diversos espaços e equipamentos comunitários, especialmente a escola.

No Rio Grande do Sul, a população de adolescentes e jovens é composta por indivíduos de dez a 24 anos, representa cerca de um quarto da população. Dados da Fundação de Economia e Estatística projetaram para 2008 10.727.937 habitantes no Estado - sendo 2.665.186 habitantes entre dez e 24 anos. Todas as ações serão desenvolvidas de forma integrada com as políticas públicas já existentes.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul