Ato simbólico marca o retorno da Ceasa/RS à sua sede em Porto Alegre

Varia pessoas perfiladas na frente da Ceasa/RS enquanto assistem Ao levantamento de uma bandeira gigantesca do Rio Grande do Sul que fica suspensa por um guincho.
Na cerimônia, uma enorme bandeira do RS foi levantada por um guindaste e os portões foram abertos para a entrada de caminhões - Foto: Joel Vargas/Ascom GVG

A Central de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa/RS) reabriu as portas de sua sede, no bairro Anchieta, nesta segunda-feira (17), após um mês de operação em Gravataí, em espaço provisório cedido pelas Farmácias São João, devido às inundações que atingiram Porto Alegre. O vice-governador Gabriel Souza, o titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Ronaldo Santini, e o presidente da instituição, Carlos Siegle de Souza, participaram de um ato simbólico de boas-vindas ao público.

A retomada das atividades na sede da Ceasa/RS será gradual. As estruturas de algumas áreas ainda estão sendo avaliadas. Os prédios administrativos estão interditados temporariamente e o Galpão de Não Permanentes (GNP) necessita de reparos.

“A reabertura dos portões e a retomada das atividades na sede da Ceasa, bem como a suspensão do pagamento de aluguel pelo permissionários por 60 dias, representam o compromisso do governo do Estado com a retomada e o aquecimento da economia em todo o Rio Grande do Sul. A Ceasa é responsável por 54% dos hortifrutigranjeiros comercializados no Estado e este retorno significará um impulso para o setor, com impacto em todo território gaúcho”, afirmou o vice-governador.

Santini ressaltou que a reconstrução da Ceasa/RS é um símbolo de força, garra e determinação do povo gaúcho. “Quero parabenizar a todos vocês e dizer que o governo do Estado e a nossa Secretaria de Desenvolvimento Rural está ao lado da Ceasa/RS, dos permissionários, dos atacadistas e dos funcionários, buscando as soluções necessárias para que possamos reerguer a instituição”, acrescentou.

Serão necessários R$ 64 milhões para a reconstrução do complexo da Ceasa/RS. O valor foi definido em uma reunião realizada na sexta-feira (14/6), qual estavam presentes o secretário de Desenvolvimento Rural, o presidente da central de abastecimento e as secretárias da Fazenda, Pricilla Santana, e de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans.

Foto geral de uma dos corredores da Ceasa. Pessoas caminham, há muitas caixas com frutas e legumes e um homem carrega caixas de produto em carrinho.
A retomada das atividades na sede da Ceasa/RS será gradual, já que as estruturas de algumas áreas ainda estão sendo avaliadas. - Foto: Joel Vargas/Ascom GVG

Para viabilizar os recursos necessários para a reforma, foi criado um grupo de trabalho composto por representantes das secretarias envolvidas, do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP) e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE). Além dos recursos, a Ceasa/RS estuda medidas para tornar viável a prorrogação por 60 dias dos aluguéis dos permissionários.

Siegle de Souza afirmou que o apoio de todos as esferas públicas vai ser fundamental para a captação dos recursos que serão necessários para recuperar a infraestrutura e as redes de esgoto, elétrica e asfáltica.

“Com a ajuda e o esforço das nossas lideranças estaduais, tenho certeza que vamos defender os 10 mil empregos diretos e os mais de 80 mil empregos indiretos que são gerados na cadeia produtiva vinculada à Ceasa/RS, além da garantir a manutenção do abastecimento de mais 54% dos hortifrutigranjeiros consumidos semanalmente no Rio Grande do Sul”, concluiu.

Operação provisória

Durante o tempo que funcionou em Gravataí, a Ceasa/RS comercializou 13.493,31 toneladas de hortifrutigranjeiros, um resultado considerado positivo, já que a área provisória correspondia a apenas 10% do tamanho da sede original. Estiveram presentes na instalação provisória 481 produtores e 104 atacadistas.

Ao todo, 104 diferentes hortigranjeiros foram comercializados, além de produtos dos setores de embalagens, flores e folhagens. Entre os mais vendidos, a batata se destacou, com 1,5 mil toneladas, seguida por tomate longa vida, batata doce, laranja e cebola.

Ceasa/RS em números

• Área da sede: 42 hectares