Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Aumenta a estimativa de venda de peixes na Região Metropolitana

Publicação:

Aumenta a estimativa de venda de peixes na Região Metropolitana
De acordo com a Emater, devem ser comercializadas mais de 1.050 toneladas de peixes - Foto: Emater/ Divulgação

As feiras do peixe realizadas em mais de 60 municípios das regiões Sinos, Paranhana, Metropolitana de Porto Alegre, Litoral Norte e Centro-Sul do Estado, devem registrar incremento nas vendas. O volume, de 900 toneladas em 2014, vai passar de 1.050 toneladas neste ano, segundo levantamento da Emater nessas regiões, que têm o maior volume de pescados ofertadosno RS.

"Além de ter o maior volume, é nesta região que há feiras em maior número de dias e de pontos de comercialização. Isso se deve à proximidade com o grande mercado consumidor que é a Região Metropolitana de Porto Alegre", explica o veterinário da Emater em Porto Alegre Carlos Roberto Vieira da Cunha.

Segundo ele, o mercado faz com que, a cada ano, sejam ampliados o cultivo e o volume capturado de pescado e que a produção de outras regiões acabe sendo escoada em grandes feiras, como é o caso de Porto Alegre.

Nestas regiões estarão à disposição dos consumidores 1.661 pontos de venda, como feiras do Peixe, pesque-pagues e propriedades de pescadores e piscicultores, que estão oferecendo peixes vivos, eviscerados e congelados. Deste total de locais de comercialização, 95 são feiras.

Em Porto Alegre, Canoas e Novo Hamburgo, devem ser comercializados os maiores volumes de pescado. Na capital, a estimativa é que 365 toneladas sejam comercializadas em três feiras - no Largo Glênio Peres, na Praça do Belém Novo e na Esplanada da Restinga. Em Canoas, a expectativa é de vender 52 toneladas. Em Novo Hamburgo, 40 toneladas.

A Emater repassa orientações técnicas aos piscicultores e pescadores profissionais e artesanais e qualifica processos de beneficiamento, transporte e os espaços de comercialização. Cunha salienta que as feiras possibilitam o acesso do consumidor a um produto fresco e de boa qualidade, de origem conhecida e com preço acessível.


Texto: Carine Massierer/ Emater - Porto Alegre
Edição: Redação Palácio Piratini/ Coordenação de Comunicação 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul