Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Balada Segura chega a Bagé nesta quarta-feira

Publicação:

A Balada Segura chega, nesta quarta-feira (18), a Bagé. Governo do Estado e prefeitura assinam o convênio para implantar o programa em evento às 19h no Salão Nobre da Prefeitura (General Osório, 998). Além do prefeito Luis Eduardo Colombo dos Santos e secretários municipais, estarão presentes os diretores do Detran/RS, Leonardo Kauer e Adelto Rohr, e representantes da Brigada Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal.

Bagé é o 24º município a adotar a Balada Segura que, além das blitze de fiscalização, conta também com um componente educativo. Comitês municipais reunindo todas as esferas de governo e sociedade civil organizada estão sendo criados nas cidades que compõem a rede da Balada Segura no Estado para amplificar o trabalho das blitze de fiscalização. 

No mês de abril, representantes dessas instituições foram recebidos por uma equipe do Detran/RS para uma manhã de imersão sobre a Balada Segura. O objetivo era engajar a comunidade no programa para a constituição do comitê. Os agentes fiscalizadores municipais que atuarão nas blitze, juntamente com a Brigada Militar e o Detran/RS, passaram por treinamento, visando padronizar a atuação das equipes para uma abordagem cidadã, com enfoque prioritariamente educativo.

Balada Segura como política pública 
A Balada Segura é uma política pública integrada que envolve Detran/RS, Brigada Militar, Polícia Civil e municípios. Consiste em uma ampla ação de mobilização dos órgãos públicos e da comunidade para as questões de segurança no trânsito. Além das blitze de fiscalização com enfoque na embriaguez (todos os motoristas abordados são solicitados a fazer o teste do etilômetro), prevê também ações educativas que deem conta dos problemas específicos de cada comunidade.

Iniciada como projeto piloto em Porto Alegre em 04 de fevereiro de 2011, a Balada Segura já acontece em 23 municípios. A meta do Detran/RS é contar com pelo menos 40 municípios integrados à rede até o final de 2014. Em três anos, as blitze de fiscalização da Balada Segura contabilizaram mais de 88 mil veículos abordados e 70,8 mil testes do etilômetro realizados. As blitze e as ações paralelas que compõem o programa contribuíram para que o Estado registrasse uma redução de 13% dos acidentes com vítimas fatais nas vias municipais em relação a 2010.

Texto: Mariana Tochetto
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul