Balada Segura será apresentada em SP no Fórum de Debates Álcool e Direção
Publicação:
O Detran/RS apresenta, nesta quinta-feira (20) em São Paulo, o case da Operação Balada Segura, que se tornou referência no combate a alcoolemia no trânsito. O presidente Alessandro Barcellos e técnicos da autarquia gaúcha contarão como o programa, que combina fiscalização e educação e envolve diversos órgãos do Estado, está conseguindo mudar comportamentos e reduzir a acidentalidade. A apresentação faz parte do Fórum de Debates Álcool e Direção, que integra a programação paulista para a Semana Nacional de Trânsito.
O Fórum de Debates Álcool e Direção reunirá representantes de órgãos executivos de trânsito, de fiscalização e outras instituições e terá apresentação de experiências bem-sucedidas dos Departamentos de Trânsito brasileiros na fiscalização da Lei Seca. Além do Detran gaúcho, também apresentam cases os Detrans do Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul, o Denatran e o Ministério Público do Paraná.
O Detran/RS - que tem o diferencial de promover operações também no interior do Estado, e não só na Capital - abordará principalmente as questões operacionais das blitze e as estratégias de comunicação, que foram muito importantes para reverberar a ação das ruas. Além da presença efetiva nas ruas, a presença na mídia, nas redes sociais ajuda a criar o ambiente favorável para a mudança de comportamento, explica Alessandro Barcellos.
Assim como o Rio Grande do Sul, São Paulo tem uma intensa programação para a Semana Nacional de Trânsito, que pode ser conferida no site www.detran.sp.gov.br, com destaque para o I Seminário Internacional Detran.SP de Segurança Viária, que contará com o palestrante Erick Howard, consultor de segurança viária do Banco Mundial (BIRD), para debater as práticas internacionais que contribuíram para a redução efetiva de acidentes. A programação gaúcha pode ser conferida em um banner no site www.detran.rs.gov.br.
Resultados
Lançada em Porto Alegre no dia 4 de fevereiro, a Operação Balada Segura já realizou quase 42 mil abordagens desde nas dez cidades em que foi implantada (incluindo o litoral no período de veraneio). Foram 588 blitze, nesses 19 meses de atuação, que impediram pelo menos 2,2 mil motoristas alcoolizados de seguir viagem, comprometendo a segurança no trânsito.
Afora o trabalho de educação realizado pelos voluntários, esse é também um dos objetivos da Balada Segura: combater a impunidade, autuando e suspendendo esses motoristas, mas também evitando que esses motoristas provoquem acidentes dirigindo nessas condições., diz Adelto Rohr, coordenador da operação.
A operação registrou - em todo o período - 1,3 mil autuações por embriaguez (sendo 430 com concentração de álcool no sangue que o CTB enquadra como crime de trânsito) e 2,3 mil por recusas. O numero total de autuações chega a 10,3 mil, por motivos diversos, já que a operação não se restringe ao exame do bafômetro.
Texto: Mariana Goldmeier Tochetto
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305