Balanço positivo: confira o resultado das ações da Sict em 2020

Videocoletiva sec Lamb Sict
"A Sict não apenas entregou os resultados propostos, mas ampliou a atuação, contribuindo no enfrentamento à Covid", disse Lamb - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

Encerrando um ano repleto de desafios, a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) apresentou um balanço das ações em 2020 em uma videocoletiva liderada pelo secretário Luís Lamb. A reunião, realizada na manhã desta quarta-feira (13/1), foi transmitida ao vivo pelo Facebook da pasta.

Os principais pontos da retrospectiva foram as iniciativas elaboradas pelos programas da Sict e seus consequentes resultados. Entre os quais, destaque para a finalização da trilha do Inova RS com a contratação de 24 gestores e a formação das mesas; o investimento de R$ 5,6 milhões do edital Techfuturo no desenvolvimento de soluções inovadoras para empresas gaúchas e a criação da cartilha do Método Startup Lab Hélice de inovação aberta para o RS.

Neste período de pandemia, é necessário ressaltar o papel das evidências científicas, base de todas as ações estaduais de combate à Covid-19. Além da coordenação do Comitê Científico e, mais recentemente, do Comitê de Dados, ambos responsáveis pelo suporte técnico do Gabinete de Crise do Estado, a Sict ainda articulou o programa Inova RS de apoio ao enfrentamento da Covid-19, que destinou R$ 1,2 milhão para projetos de criação de produtos, serviços e/ou processos que auxiliem no combate à pandemia.

Também através do programa Educar para Inovar e em parceria com a vinculada Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), produziu o curso “Saúde, Meio Ambiente, Inovação e Prevenção em tempos de Covid-19”, formação gratuita com mais de 3.300 inscritos em todo o Brasil.

“Apesar do ano difícil em razão da pandemia, marcado pela necessidade de adaptação, por muito trabalho e desafios ainda maiores, a Sict não apenas entregou os resultados propostos, mas ampliou a sua atuação, contribuindo no enfrentamento à Covid-19 e articulando os atores do ecossistema nessas ações”, ressaltou o secretário Lamb.

Seguindo as diretrizes do Marco Legal Federal de Ciência, Tecnologia e Inovação, o projeto da Lei Gaúcha de Inovação, enviado à Assembleia em novembro, deve ser uma conquista importante em 2021 para o avanço na estratégia de desenvolvimento do Estado centralizada na inovação.

O ano que terminou também teve lançamentos de programas, como o dos Produtos Premium, GameRS e Startup Lab que, apesar do foco em diferentes áreas – cadeias produtivas, setor de jogos digitais e startups –, seguem o mesmo objetivo: contribuir para a retomada econômica gaúcha através do conhecimento, da tecnologia e do empreendedorismo.

Celebrar as vitórias e valorizar o trabalho realizado e as pessoas envolvidas, mesmo que a distância, traz uma nova energia e motivação para o ano que está por vir. Com esse propósito, a pasta também promoveu eventos de avaliação e reconhecimento, como o evento anual do programa Inova RS, com a presença de painelistas internacionais, e o Prêmio Jovem Talento Científico Gaúcho, que reconheceu estudantes gaúchos que conquistaram a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.

• Clique aqui e acesse apresentação com o balanço das ações 2020 da Sict

Texto: Andielli Silveira/Ascom Sict