Banco de Desenvolvimento da China ampliará apoio a projetos de infraestrutura do governo
Publicação:
China e Rio Grande do Sul irão desenvolver projetos conjuntos de infraestrutura no Estado. O compromisso foi firmado nesta quarta-feira (4), em Pequim, com a assinatura de protocolo entre a Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seinfra), o Badesul e o China Development Bank (Banco de Desenvolvimento da China - CDB).
O documento foi assinado pelo titular da Seinfra, João Victor Domingues, pelo presidente do Badesul, Marcelo Lopes, e os executivos do CDB Jiang Daozhen e Tian Yunhai, durante o seminário Invest in Latin American, na Coifair - Feira Internacional de Investimentos da China. Os primeiros projetos deverão estar formatados no primeiro trimestre de 2014.
Para o governador Tarso Genro, a cooperação internacional é a fonte de sobrevivência dos países em tempos de globalização. O Estado do Rio Grande do Sul não se esconde da globalização, um fato histórico, concreto, em que as regiões necessitam ter uma política específica dentro dos marcos da política nacional para se articular. E entrar na globalização através de relações de cooperação interdependente, disse. Tarso afirmou que esta é a grande chave do desenvolvimento regional: cooperação interdependente com soberania.
A Seinfra e o Badesul vão desenvolver um modelo inspirado na Estruturadora Brasileira de Projetos (EBP), vinculada ao BNDES, e responsável pelos projetos de Parceria Publico-Privada para o Governo Federal.
O protocolo prevê a criação de um Grupo de Trabalho entre as instituições gaúchas e o CDB para a identificação de todas as possibilidades de cooperação com o gigante banco chinês. Os projetos que nós vamos priorizar nessas discussões são o do metrô de Porto Alegre, dos aeroportos e os ligados à infraestrutura hidroviária do Estado, adiantou João Victor.
As possibilidades vão desde a participação do CDB na estruturação dos projetos de infraestrutura de interesse do Governo do Estado até o financiamento e execução - o banco possui larga experiência no financiamento de projetos externos em todo mundo, com valores que ultrapassam US$ 250 bilhões.
Negociação adiantada
A relação da Seinfra com banco chinês também está prestes a se materializar em um negócio envolvendo o Grupo CEEE. O valor do financiamento é de US$ 108 milhões, a serem aplicados em obras de transmissão para aumento da confiabilidade e segurança do sistema elétrico da Região Metropolitana de Porto Alegre.
O financiamento está em fase final de aprovação, com previsão das primeiras liberações de recursos para março de 2014. Trabalhamos com o CDB há mais de um ano neste projeto, constituindo uma relação de parceria para a efetivação desta operação. Hoje recebemos a confirmação de que em 30 dias o financiamento estará aprovado, disse o presidente da CEEE, Gerson Carrion.
Texto: Marcelo Nepomuceno
Foto: Divulgação/Coifair
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305