Novas vans e motos vão intensificar combate à violência nas comunidades

Integração policial e cultura da paz ajudam a reduzir violência em pontos com maior incidência - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

A Segurança Pública recebeu o reforço de seis vans e 12 motocicletas para intensificar o trabalho das bases integradas de policiamento comunitário em Porto Alegre, Alvorada e Viamão. Os veículos, doados pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH), serão utilizados na implantação de bases móveis e fixas de policiamento em parceria com os Centros da Juventude, para garantir espaços de convivência mais seguros nas comunidades.

As viaturas foram adquiridas via Programa de Oportunidades e Direitos (POD), com investimento de R$ 1,779.800 milhão, sendo R$ 1,457 milhão (vans) e R$ 322.800 mil (motocicletas). Ao todo, são seis Centros da Juventude, quatro deles em Porto Alegre (Cruzeiro, Lomba do Pinheiro, Restinga e Rubem Berta), em Alvorada e em Viamão. Cada unidade receberá uma van e duas motocicletas. Três vans ficarão em locais fixos do Centro da Juventude - nos bairros Rubem Berta e Lomba do Pinheiro, na capital, e outra em Viamão.

As bases são referência no policiamento comunitário e atendem demandas da população em áreas delimitadas, com equipe exclusiva e especial. Servem de ponto de referência ao controle operacional ao mesmo tempo em que prestam informações e orientações às pessoas. As vans ajudarão neste trabalho pela agilidade e fácil deslocamento conforme necessidade de cada região.

"Hoje damos mais um passo para ampliar a cultura da paz e da não violência aqui no estado. Esse programa social está reduzindo o envolvimento de jovens com o crime. A cada 100 meninos e meninas que ingressaram no Programa de Oportunidades e Direitos, e que permaneceram por um ano, 92 não voltaram à criminalidade", afirmou o governador José Ivo Sartori.

Ele citou a entrega da sede do Batalhão da Brigada Militar de Viamão em 13 de junho, construído também através do POD com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Segundo o governador, exemplos como este demonstram a integração da área social com a Segurança Pública. "Estamos trabalhando muito para transformar a realidade de milhões de pessoas que precisam do Estado para mudar suas vidas para melhor, para ter esperança. Se queremos um novo futuro, não podemos abandonar nossos jovens. Sem eles, não há futuro", enfatizou Sartori.

Convivência saudável

Para a secretária Maria Helena Sartori (SDSTJDH), o programa é uma política pública eficaz para reduzir a violência e o envolvimento de jovens com o crime, seja como vítimas ou agressores. "Os novos veículos auxiliam o trabalho dos policiais para cuidar, ajudar e aproximar. Com isso, poderão estabelecer vínculo social de convivência com a comunidade local, fortalecendo a interação e a busca de soluções para os problemas de segurança", ressaltou.

Para Maria Helena, objetivo do governo é fortalecer vínculo social entre policiais e cidadãos - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

Em 60 dias, também serão entregues mais três motor homes, no valor de R$ 2,1 milhões, que vão ajudar nas bases de policiamento comunitário nos bairros da Restinga, Cruzeiro e Alvorada.

Funcionamento das bases

Serão delimitados entre dois e três pontos de estacionamento para garantir uma referência à comunidade, com alteração periódica conforme necessidade e demanda, mas sempre próximo ao Centro da Juventude. A partir desta base, o efetivo utilizará radiopatrulhas, motos e outros processos num raio de três quilômetros. As bases atuarão no mesmo local num período de seis a 12 horas diárias.

As equipes também farão visitas comunitárias, entrevistas e inspeções para garantir a visibilidade das forças de segurança e o atendimento integral das necessidades das pessoas. A prioridade serão serviços públicos de saúde, educação, assistência social e comércio.

Veículos são ágeis e permitem deslocamento rápido das equipes conforme demanda das regiões - Foto: Dani Barcellos/Palácio Piratini

Redução do crime

Na avaliação do secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, o esforço das ações de governo reduziram os indicadores de criminalidade. "Quando o governo acredita na Segurança Pública as coisas acontecem. É fundamental estarmos trabalhando junto com a comunidade", destacou. Schirmer falou ainda sobre o importante trabalho das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipaves). "É um trabalho notável nas escolas, que é onde começa a construção dos valores que são essenciais à vida em sociedade", destacou.

Segundo o comandante geral da Brigada Militar, coronel Mário Ikeda, as seis áreas que receberão as novas viaturas fazem parte de um grande projeto para combater o crime nas comunidades. "É uma satisfação para nós recebermos essas vans e motocicletas. Estamos trabalhando e conseguindo resultados importantes na redução dos indicadores criminais. Temos recebido viaturas e equipamentos e não podemos descuidar do policiamento comunitário", finalizou.

00:00:00/00:00:00

Recursos do BID ao POD garantem veículos à BM para diminuir criminalidade entre jovens Crédito: Governo do Rio Grande do Sul

Texto: Cassiane Osório
Edição: Gonçalo Valduga/Secom