Bate-papo de estudantes com secretário da Educação marca abertura do ano letivo 2020

Diálogos Seduc 1
Um de cada Coordenadoria Regional de Educação (CRE), 30 estudantes participaram do "Diálogos com a Seduc" - Foto: Lucas Nogare / Ascom Seduc

A Secretaria da Educação (Seduc) realizou a primeira edição do encontro Diálogos com a Seduc, nesta quarta-feira (19/2). Organizado no auditório da Seduc no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre, o evento marcou o início do calendário letivo de 2020.

Trinta estudantes da rede estadual – um para cada Coordenadoria Regional de Educação (CRE) – tiveram um bate-papo informal com o secretário da Educação, Faisal Karam, e com a secretária adjunta Ivana Flores.

Criativos, inovadores e talentosos, os estudantes abordaram questões sobre o Novo Ensino Médio, a robótica educacional, a inclusão de pessoas com deficiência, o plano de carreira do magistério e o incentivo a atividades empreendedoras, musicais, esportivas e culturais em sala de aula.

“O aluno do século 21 está conectado o tempo todo na internet e tem acesso instantâneo a diversos conteúdos. Nós, gestores e professores, temos que falar a linguagem dos alunos para construirmos uma educação de qualidade. Queremos aproveitar as potencialidades e dar condições para que utilizem os seus talentos”, disse o secretário Faisal.

Na abertura do evento, a aluna Emily Ramos Wendt, da região da 6ª CRE, de Santa Cruz do Sul, perguntou aos gestores estaduais qual era o maior sonho deles.

“O maior sonho do professor é realizar os sonhos dos seus alunos. Nós, educadores e gestores, lutamos todos os dias para fazer com que as crianças e jovens do Rio Grande do Sul possam realizar-se, capacitar-se e ter condições de ir em busca daquilo que mais desejam”, disse a secretária adjunta de Educação, Ivana Flores.

Os jovens selecionados para participar do 1º Diálogos com a Seduc são representantes de escolas estaduais. Entre eles, estão medalhistas em olimpíadas de Matemática, Língua Portuguesa, Astronomia e Astronáutica, projetistas premiados internacionalmente na área de robótica educacional, poetas, escritores e atletas paralímpicos medalhistas – verdadeiros campeões na superação.

É o caso do estudante do Colégio Tiradentes, de Três Passos, Tiago Mateus Linck. Tem 12 anos e é portador da síndrome de tetra-amelia, o que acarretou a ausência dos quatro membros ao nascer. Extremamente inteligente e hábil com as palavras, o jovem é palestrante motivacional desde os 9 anos e já realizou mais de 150 palestras dentro e fora do país. Ele ajuda adolescentes que estão em depressão dando o seu exemplo de vida.

“Meu objetivo é falar para as pessoas acreditarem e nunca desistirem dos seus sonhos. Todos na vida têm um aprendizado e um futuro e o meu é ajudar. Deus me mandou aqui para auxiliar os que estão passando por dificuldades. Eu vejo muitos casos de pessoas que estão em depressão, se automutilam e muitas vezes tiram a própria vida. Por isso, eu digo sempre: não desistam, eu teria muitos motivos para desistir e não fiz. Tenho uma família que me apoia e Deus do meu lado. Deus é tudo”, afirmou.

O pai de Tiago, Jair Linck, contou que o estudante é fã do australiano Nick Vujicic e que a partir daí começou a querer ser palestrante motivacional. “Meu filho procura ajudar as pessoas, dando apoio a adolescentes para saírem da depressão e conscientizando sobre a importância da vida. Tenho muito orgulho dele”, acrescentou.

Outra história de superação emblemática é a do aluno José Arthur Quines Furtado, 15 anos. Ele tem deficiência visual e estuda no Colégio Estadual Coronel Neto, de Livramento, na região da 19ª CRE. É medalhista de ouro na modalidade 50 metros nado costas e medalhista de prata na modalidade 50 metros nado crawl nas Paralimpíadas Escolares.

Além disso, é medalha de ouro na modalidade de 100 metros nado peito. “Eu achei este encontro muito bom. É uma grande experiência poder compartilhar este momento grandioso com os colegas de outras regiões do Estado. Estou muito feliz e agradeço à 19ª CRE pela oportunidade”, afirmou.

O aluno Matheus Schvan Zawaski estuda no Colégio Tiradentes de Ijuí, na região da 36ª CRE. Duas vezes medalhista de ouro e duas vezes medalhista de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMP), o jovem considera importante a questão da disciplina para o desenvolvimento educacional. Na sua pergunta, destinada ao secretário Faisal Karam, ele questionou como seria possível inserir estes elementos nas demais escolas do Estado. “A disciplina, na minha opinião, é fundamental para se obter bons resultados. Por isso, trouxe esta questão para debate”, explicou.

Isabelle Bonini Gabbi, 10 anos, é poetisa e escritora. Ela, que já conheceu o governador Eduardo Leite devido à sua obra Adara, Confissões de uma Órfã, é representante do Colégio Estadual Três Mártires, da região de Palmeira das Missões, na 20ª CRE. A estudante falou sobre a importância da educação na vida de crianças e jovens. “Para mim, é uma honra muito grande estar aqui. Eu acredito que a Educação nos torna mais preparados para enfrentar todas os desafios da vida. Com ela, temos uma formação moral e intelectual muito importante para nossa vida”, destacou.

00:00:00/00:00:00

Seduc realiza roda de diálogo com alunos da rede pública estadual

Canal oficial do governo gaúcho. INSCREVA-SE e saiba em primeira mão as notícias do Rio Grande do Sul. Siga também nossos perfis no twitter @governo_rs, facebook GovernodoRS e no portal do governo: http://www.rs.gov.br/ Acesse este espaço também par Crédito: Governo do Rio Grande do Sul

Texto: Diego da Costa/Ascom Seduc