Beto Grill inaugura Subestação de Energia Ibirubá 2, no Alto Jacuí
Publicação:
O vice-governador Beto Grill e o secretário adjunto de Infraestrutura e Logística, Claudemir Bragagnolo, participaram, na tarde desta sexta-feira (14), da inauguração da Subestação de Energia Ibirubá 2, no município de Ibirubá, na região do Alto Jacuí.
Situada no km 48 da ERS-223, a nova subestação da cooperativa de eletrificação rural Coprel tem potência de 20 MVA e tensão de 69/13,8kV. Foram construídos, também, 21,8km de redes troncais trifásicas que partem do local e conectam quatro novos alimentadores. O investimento total é de R$ 7,2 milhões, financiado parcialmente pela Caixa Federal, com recursos do BNDES.
Beto Grill ressaltou a importância das cooperativas de eletrificação rural para o desenvolvimento da agricultura familiar e do cooperativismo no RS. É a partir de iniciativas como essa que o Estado planeja a retomada do crescimento. A Coprel é referência nacional, pois trabalha pensando nas possibilidades que se abrem a cada empreendimento realizado, possuindo um papel importante na estruturação do setor em todos os 72 municípios onde atua, avaliou o vice-governador.
Estive aqui no dia do lançamento da pedra fundamental da obra e hoje sou testemunha do trabalho organizado que as cooperativas de eletrificação rural desenvolvem no RS, disse Bragagnolo, que salientou a parceria das entidades na reestruturação do Comitê de Planejamento Energético (Copergs). Foram os primeiros a sentar conosco e debater a situação do setor energético do Estado, lembrou.
Para o presidente da cooperativa, Jânio Stefanello, a nova estrutura representa um cenário de maior confiabilidade para o sistema elétrico da Coprel, que atende a mais de 6 mil cooperantes de Ibirubá, Quinze de Novembro, Fortaleza dos Valos, Selbach, Colorado e Saldanha Marinho. A subestação dará maior disponibilidade de carga e melhorará os níveis de tensão, atendendo ao crescimento do agronegócio, da agricultura familiar e do setor industrial na região, destacou.
Texto: Claiton Silva
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305