Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Biodiversidade, para que todos vivam melhor

Publicação:

Um dos mais preciosos dons do ser humano é aquele que o impulsiona a buscar a perfeição em tudo que faz. Quem se dá por satisfeito ao atingir determinado estágio, imediatamente começa a retroceder no conjunto dos demais que avançam. Alguém poderá considerar isso cansativo, mas na história humana esse é o motor do progresso.

O Rio Grande do Sul é um lugar privilegiado pela variedade de seus recursos naturais, pela diversidade de sua flora e fauna, pela disponibilidade de água doce superficial e subterrânea que beneficia parte expressiva de seu território. São dons da natureza, que encantam os forasteiros. E são dons pelos quais devemos zelar na exata proporção em que deles fazemos uso para o atendimento de nossas demandas de recursos.

Foi pensando nisso que solicitamos ao Banco Mundial recursos a serem conveniados, no valor de US$ 5 milhões, através da Global Enviroment Facility (Fundo Global do Meio Ambiente) para implementação do programa RS Biodiversidade no Bioma Pampa. A esse montante, o Estado destinará recursos humanos e materiais já existentes nas secretarias do estado para o desenvolvimento de projetos e ações destinadas a promover a conservação e recuperação da biodiversidade. Trata-se, trocando em miúdos, promover o gerenciamento integrado dos ecossistemas e a criação de oportunidades para o uso sustentável dos recursos naturais, compatibilizando as atividades de agricultura, silvicultura e pecuária, com vistas ao desenvolvimento regional.

As ações se darão por incentivo ao manejo sustentável em 13 Unidades Demonstrativas previamente estabelecidas, que já aplicam práticas eficientes no seu processo produtivo. E se estenderá em outras 900 Unidades de Produção escolhidas pelo Programa, com o intuito de venham a produzir preservando a biodiversidade. O projeto será executado em quatro áreas prioritárias, todas dentro do Bioma Pampa, abrangendo um total de 33 municípios da Quarta Colônia, Campos da Campanha, Escudo Sul-Rio-Grandense e Litoral Médio.

Mediante esse programa, estaremos encontrando maneiras de ampliar a qualidade daquilo que fazemos quando produzimos alimentos e riqueza no extraordinário ambiente sobre o qual temos a responsabilidade de gestores provisórios. E do qual somos zeladores com vistas às gerações futuras. Fazendo melhor o que já fazemos bem, para que todas as formas de vida tenham mais qualidade de vida.

* Governadora do Estado do Rio Grande do Sul

Portal do Estado do Rio Grande do Sul